O casal de empreendedores curitibanos Diogo Oliveira e Alyne Oliveira decidiu, há quatro anos, ir para Portugal em busca do sonho de viver e empreender na Europa.

Após uma caminhada de desafios e conquistas, estão à frente de um empreendimento que se tornou referência no litoral do Alentejo. Agora, o objetivo é transcender o lugar comum e se tornar um polo cultural e gastronômico, uma casa aberta para espetáculos musicais e apresentações de stand-up comedy, com opções de entretenimento e gastronomia. Um projeto assim era disponível apenas nos grandes centros urbanos de Portugal, como Lisboa e Porto.

O restaurante Papo Furado chama atenção não apenas pelo seu nome, que flerta com a irreverência e o bom humor, que são característicos do povo brasileiro. O empreendimento alia o melhor da gastronomia brasileira, desde petiscos, como coxinhas e asinhas de frango, até cortes nobres de carnes bovinas importadas das melhores regiões da América do Sul. Os nomes das receitas no cardápio divertem e remetem ao ato de conversar, como “balela”, “ti ti ti” e “zum zum zum”.

A localização é privilegiada, bem em frente à baía de Sines, no litoral alentejano, com vista panorâmica do mar. Situado no alto de uma colina, o local é visível de diversos pontos da cidade, estando no mesmo campo de visão que o famoso castelo de Vasco da Gama, de onde o mesmo saiu para encontrar o Caminho para as Índias.

“Escolhemos a cidade de Sines para viver e trabalhar porque já tínhamos referência do lugar. A irmã do Diogo já vivia aqui e ele já havia morado em Sines com ela. No entanto, tivemos de recomeçar quando chegamos em Portugal. No Brasil, o Diogo tinha uma loja de autopeças e sempre foi um vendedor nato, mas, quando chegamos, ele foi trabalhar como entregador de cartas e atendente em um pub e eu fazia panfletagem e limpeza”, lembra Alyne.

“Depois disso, fomos convidados para um projeto de consultoria em outro empreendimento. Passamos oito meses atuando nesse projeto, que ia desde a construção até a ementa e administração do restaurante. Ao acabar o projeto, só existiam duas opções para nós: continuarmos naquele restaurante como empregados ou empreender. Optamos pela segunda opção”, revela Diogo.

Telefones para papear com outras mesas

O Papo Furado foi inspirado num restaurante de Curitiba, no Paraná, dos anos 2000, e que não existe mais. Telefones antigos e coloridos sobre as mesas davam a oportunidade para as pessoas falarem umas com as outras. Bastava discar o numero da mesa para ter conversas inusitadas e divertidas com pessoas novas e amigos.

Segundo Diogo e Alyne, o local promove encontros, conversas longas e uma experiência gastronómica única. “Comida descomplicada, uma decoração esplêndida, onde a paisagem natural, a brisa do mar e o vento fazem parte desta experiência”.

Desde o dia 7 de setembro, o Papo Furado passou a contar com eventos, como o Quarta da Comédia, que semanalmente terá atrações de humor para o público que frequenta a casa, que, apesar de ser especializada na culinária brasileira, atende majoritariamente clientes portugueses.

Nomes consolidados do mundo do humor de Portugal e do Brasil, como Cláudio Torres Gonzaga e Eduardo Jericó, já marcaram presença no local, que conta com uma programação diversificada e tem o objetivo de se tornar a capital da comédia no Alentejo.

Além disso, eventos como a Oktoberfest (que chega a durar um mês inteiro no Papo Furado) e outras iniciativas sazonais, mobilizam centenas de pessoas e dinamizam a agenda de eventos da região. “Sempre estamos proporcionando para os que nos visitam novidades não apenas do ponto de vista gastronômico, mas também no que diz respeito a opções de entretenimento diversificado.”

O casal também revela serem muito ligados com o lado social e humanitário, desenvolvendo diversas ações ao longo do ano que visam a inclusão e prestar auxílio à comunidade. Uma dessas ações tem a ver com o Setembro Amarelo, que assinala a data mundial de prevenção do suicídio, dia 10 se setembro.

Pensando nisso, os empreendedores decidiram aderir à causa com a campanha Amar-elo, com parte das vendas do cocktail Amar-elo (criação orginal do Papo Furado) doadas para prevenção do suicídio. “Nós somos bastante preocupados com a saúde mental e procuramos criar um ambiente de amor e união, por isso, decidimos criar a campanha Amar(elo), com vista a apoiar a iniciativa do Setembro Amarelo”, dizem.

“Queremos não somente gerar emprego e oportunidade, mas fazer a nossa parte como integrantes da comunidade local”, concluem.

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