Mais um impacto da inflação na alimentação dos brasileiros: com menos dinheiro no bolso, o consumo de miojo aumentou no Brasil. De acordo com estudo da Kantar, em 12 meses acumulados até abril, as vendas de macarrão instantâneo cresceram 1%.

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A pesquisa indica que o miojo está presente em 91% das casas brasileiras. Já as massas secas, como o espaguete, são consumidas em 83% dos lares do País.

Dona das marcas Adria, Vitarella e Isabela, a M. Dias Branco viu o volume de vendas desse produto crescer 35% entre janeiro e abril deste ano, em comparação ao mesmo período de 2021. Já a Nissin, que lidera o segmento, está investindo em novos produtos.

O miojo, no entanto, também está mais caro. Segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o produto teve aumento de 18,88% entre abril de 2021 e abril de 2022.

O consumidor, porém, leva em consideração o preço destacado nas prateleiras dos supermercados. Como o miojo é mais barato que as massas secas, e também mais fácil de fazer, os clientes acabam colocando o macarrão instantâneo na cesta de compras.

(*) Da redação da Menu