Pelas regras clássicas de harmonização, chocolates combinam melhor com vinhos de sobremesa, mais doces e alcoólicos.

+Briga por espumante termina em pancadaria em bar de Cuiabá; assista
+Espumante feito na Argentina manda 2020 para “PQP”
+Brad Pitt lança champanhe de R$ 2.150 feito na França

Mas os espumantes também podem fazer um bom par com essa estrela da Páscoa, afirma a Gloria Collell, enóloga da Henkell Freixenet, maior produtora dessa categoria de vinhos do mundo.

Para a brincadeira dar certo, explica Gloria, o importante é escolher o espumante certo para cada tipo de chocolate (branco, ao leite, meio amargo). Felizmente a enóloga facilitou a vida dos leitores da Menu e ensina a seguir o que você deve fazer.

Demi-Sec
São espumantes com um pouco mais de açúcar, são refrescantes e levemente adocicados. Aposte em chocolates ao leite com marshmallow e wafer e trufas de chocolate amargo.

Prosecco
O famoso espumante italiano possui sabor fresco e acidez marcante. Combine com damascos ou laranjas secas cobertos com chocolate.

Moscatel
Vinhos e espumantes produzidos a partir das uvas Moscatel tendem ser mais doces. Uma sugestão é servi-los com uma torta de chocolate branco com morangos.

Brut
Os clássicos espumantes Brut trazem sabores frutados e acidez refrescante, que combinam com bombons de chocolate com nozes.

(*) Da redação da Menu