Bacalhau e e vinho reinam nas refeições especiais de Páscoa. O peixe seco e salgado é usado como base para uma infinidade de receitas muito consumidas nesta época do ano, desde bacalhau assado e salada com lascas do peixe e grão-de-bico, até bolinhos dourados e crocantes. E a combinação com os vinhos vai depender, justamente, da receita utilizada.

Para ajudar na escolha, a sommelière Érika Líbero dá dicas de como harmonizar vinho e bacalhau. Confira:

+Guia do bacalhau: como escolher, dessalgar e preparar o peixe da Páscoa
+Chef ensina a preparar salada econômica de bacalhau com grão-de-bico
+Saiba como não ser enganado na hora de comprar bacalhau no mercado
+Páscoa: 30 receitas de bacalhau para comemorar a data
+Chocolate e vinho combinam? Saiba como harmonizar

Bacalhau à Lagareiro

Bacalhau à lagareiro do A Bela Sintra
Bacalhau à lagareiro do A Bela Sintra. Foto: Mauro Holanda/Divulgação

O bacalhau à lagareiro é regado com muito azeite e servido com cebolas e batatas, além de alho cru, que potencializa os sabores. Para harmonizar, aposte em um vinho verde branco.

Bacalhau à Gomes de Sá

Bacalhau à Gomes de Sá. Foto: Divulgação/ Bruno de Lima

Para este prato, que envolve o lascas do bacalhau amaciadas no leite, com ovo cozido e azeitonas, a sommelière afirma que um vinho pinot noir é a combinação perfeita.

Bacalhau à Brás

Bacalhau à Brás. Foto: Divulgação

Esta tradicional receita portuguesa leva batata palha frita, cebola, ovos, azeitona e salsa picada. Segundo a especialista, o prato pede um vinho leve e com acidez. Um sauvignon blanc é uma ótima opção. “O toque de aromas de ervas que o vinho possui vai elevar o nível da harmonização”, diz Érika.

Bacalhau com natas

Bacalhau com natas. Foto: Divulgação

A nata, um creme de leite mais gordo, traz cremosidade ao prato. Em algumas receitas, pode vir também queijo gratinado. Um chardonnay é uma ótima escolha para esse tipo de preparo, bem untuoso. “Se quiser deixar a harmonização ainda mais interessante, procure por um chardonnay com um pouco de passagem por barrica de carvalho, até 6 meses”, ensina Érika.

Bacalhau à Zé do Pipo

Bacalhau à Zé do Pipo. Foto: Divulgação

O purê de batata traz estrutura para o prato. A sugestão aqui é um vinho tinto elaborado com a uva merlot.

Bolinho de bacalhau ou pastel de bacalhau

Bolinho de bacalhau do restaurante Gajos. Foto: Divulgação

Quem resiste a uma friturinha crocante com bacalhau? Para o tradicional bolinho, ou um pastel bem recheado com bacalhau refogado, a pedida é um espumante bem gelado. “A bebida vai fazer o contraste entre a gordura do prato e o frescor do vinho. Procure por espumantes mais secos, como o brut”, diz a sommelière.

Por fim, vale lembrar que os pratos com bacalhau costumam ser mais salgados, então vale apostar em vinhos com mais acidez, como os brancos e rosés.