Com pouquíssimas exceções, as refeições a bordo na maioria das companhias aéreas variam de “um pouco melhor do que nada” a “um pouco melhor do que dar uma mordida na bandeja”. Mas mesmo quando os viajantes partem em seus voos já contando com refeições duvidosas ou insuficientes, ainda é possível se decepcionar, como mostra o site Food & Wine. Recentemente, um passageiro da classe executiva, voando pela Japan Airlines de Jacarta, na Indonésia, para Tóquio, no Japão, conta que pediu uma “refeição vegana” e lhe serviram apenas uma única banana.

Em uma postagem no fórum FlyerTalk, Kris Chari escreveu sobre sua experiência, perguntando a outros usuários se eles tiveram um serviço de refeição igualmente sem graça naquela rota específica.

“Antes da decolagem de hoje, a comissária de bordo confirmou que eu pedi [uma refeição vegana] e que meu café da manhã era uma banana, pelo que presumi erroneamente que ela queria dizer que o café da manhã incluía uma banana”, escreveu Chari. “Quando ela serviu a banana após a decolagem, pensei que era apenas um aperitivo sem nada de mais, mas na verdade era todo o serviço de refeição!”

Embora Chari tenha acrescentado que a banana foi “uma das melhores que comi recentemente”, ele ainda se perguntava por que sua refeição era essencialmente um lanche.

“De almoço, serviram um espaguete mal temperado, e minhas refeições em outros [voos da Japan Airlines] também eram ruins, mas nada tão absurdo como isso. Foi fofo da parte da tripulação servir a banana com pauzinhos”, ironizou ele.

Em uma declaração ao Simple Flying, um porta-voz da Japan Airlines disse que o atual “lanche/refresco” para qualquer passageiro naquela rota que pedisse uma refeição especial era uma banana. “Levamos a sério a satisfação do cliente e continuaremos a responder aos nossos menus à luz do crescente interesse e diversas necessidades dos clientes que solicitam refeições especiais, incluindo o valioso feedback deste cliente”, diz o comunicado.

Para os não-veganos, a opção de lanche durante o voo foi atum grelhado com salada marroquina de berinjela, queijo, molho de laranja e baguete.

Chari disse ao Insider que esperava receber o equivalente ao que os passageiros não-veganos tiveram de lanche, como sanduíche, salada, queijo vegano ou baguete. Ele notou ainda que, quando pediu a um membro da tripulação algo mais para comer, recebeu amêndoas e alguns cubos de melancia…