É do Brasil! A chef paulistana Janaína Torres Rueda foi eleita a melhor chef do mundo na categoria feminina nesta quinta-feira, 21. O anúncio foi feito pelo 50 Best, premiação gastronômica que reconhece os melhores restaurantes e chefs ao redor do globo.

Responsável por A Casa do Porco, 12º melhor restaurante do mundo, Janaína também é sócia d’O Bar da Dona Onça, da Sorveteria da Cidade, do Hot Pork e da Merenda da Cidade, todos na capital paulista.

A Onça, como se autointitula, não é inédita na lista. Em 2019, ela já havia sido listada como uma das 50 melhores chefs do mundo e, em 2023, venceu o prêmio de melhor da América Latina.

No anúncio oficial, o 50 Best destaca a trajetória exemplar de Janaína.

“Empreendedora por natureza, Torres deixou a escola aos 14 anos para trabalhar nas casas noturnas da cidade, instintivamente atraída pela indústria da hospitalidade como uma forma de estar em contato com sua comunidade. Ela começou a trabalhar como sommelier e embaixadora de uma marca de bebidas antes de abrir O Bar da Dona Onça, um ponto casual na vizinhança do icônico Edifício Copan, no centro de São Paulo. O bar foi tão bem-sucedido que fomentou o lançamento de seu restaurante A Casa do Porco, uma das experiências gastronômicas mais procuradas da região”, diz o comunicado.

“Torres está planejando um restaurante e centro cultural para 2025 — no centro de São Paulo, naturalmente. Enquanto os detalhes ainda estão por baixo dos panos, não será somente um restaurante: terá comida brasileira em adição a um aspecto de bem-estar e pop-ups rotativas evidenciando diferentes elementos da cultura latinoamericana de suas viagens e estudos. O impacto de Torres no mundo culinário é o que a levou a ser nomeada A Melhor Chef Mulher do Mundo em 2024”, finaliza o 50 Best.

Janaína Torres Rueda no 50 Best
Janaína Torres Rueda no 50 Best (Instagram)