Em qualquer bar da Espanha ou de Portugal, é comum encontrar petiscos e aperitivos à base de pescados enlatados. No Brasil, atum e sardinha em lata não são exatamente considerados comidas “gourmet”, mas são muito usados nos pratos do dia a dia, tanto pelo sabor quanto pela praticidade, já que duram muito nas prateleiras (e na despensa).

Uma trend no TikTok está tentando levar esses pescados em conserva ao estrelado. No Brasil, o mais comum é encontrar atum e sardinha conservados em salmoura, óleo ou molho de tomate, mas é possível encontrar alguns pescados diferentes preparados dessa forma, como mexilhões, salmão e truta. O bom é que duram muito e são bastante versáteis, além de baratos.

+Bolo de caneca, tábua de manteiga e mais: confira 10 tendências de comida que bombaram no TikTok em 2022
+Quais foram as receitas mais buscadas em 2022? Você vai se surpreender

Harrison Weinfeld, um especialista em conservas de peixe, ouvido pelo site Pop Sugar, comenta um pouco sobre o aspecto histórico dessas conversas, especialmente nos países europeus, onde a variedade é muito maior do que por aqui.

“Como a maioria das coisas relacionadas à alimentação na Europa, o peixe enlatado é sobre se reunir à mesa para desfrutar de uma refeição descontraída. É sobre comunidade e lentidão de experiência”, explicou ele. “As tábuas de peixe enlatado que vemos viralizar [no TikTok] são uma evolução natural dessa história, oferecendo uma versão ‘escolha sua própria aventura’, na qual qualquer destino é delicioso.”

@alihooke Friday Night #tinfishdatenight #chefsoftiktok #datenightideas #easydinnerrecipes #tinnedfish #sardines #tinnedfish ♬ original sound – Ali

Assim como os queijos envelhecidos e as carnes curadas, que compõem a sempre popular tábua de frios – considerada, inclusive, tendência deste ano no TikTok – o peixe enlatado é um alimento que até pode ser considerado gourmet, porém acessível, e com muitas variedades, oferecendo oportunidades infinitas para preparar refeições memoráveis em família e com amigos.

O melhor do peixe enlatado é que ele tem uma longa vida útil. Quando você estiver pronto para saborear seu atum ou sardinha em lata, Weinfeld diz que a maneira mais fácil de fazer isso é tratá-lo com honrarias em vez de simplesmente adicioná-los em uma receita como a proteína da vez. Dispor um belo pedaço de atum conservado em azeite, numa tábua de frios, fará bonito junto com azeitonas, pedaços de pão de boa qualidade, queijos e molhinhos de diversos sabores.

Além disso, por causa dos sabores naturalmente salgados e/ou defumados, o peixe enlatado combina particularmente bem com qualquer coisa em conserva, então vale apostar em pepinos, pedaços de palmito, tremoços, ovos de codorna e cebolinhas em conserva.

Molho picante com mexilhões e queijo meia-cura, com sardinha em lata, são algumas das combinações mais populares. Se tudo mais falhar, um pouco de sal e limão ajudam bastante a compor uma refeição deliciosa junto de um punhado de tomates-cereja e fatias de pão ou torradas.