da redação da Menu

O leite à base de plantas está se tornando cada vez mais popular no Reino Unido. É o que indica pesquisa realizada pela empresa Mintel e divulgada pelo jornal The Independent.

De acordo com o estudo realizado em fevereiro, 23% dos britânicos optam por alternativas à base de plantas em relação ao leite de vaca, preferindo consumir leites como amêndoa, soja ou ervilha.

O resultado aponta um aumento em relação ao mesmo período do ano anterior, em que  19% por cento da população local revelou a preferência pelo leite à base de plantas.

A Mintel realizou a pesquisa 2 mil internautas a partir de 16 anos. A empresa descobriu que 1/3 das mulheres entre 16 e 24 anos prefere consumir leite à base de vegetais.

Além disso, 1/5 dos britânicos dizem acreditar que os leites de nozes adicionam mais sabor às suas bebidas do que o leite de vaca. Enquanto leites à base de plantas estão evidentemente aumentando em popularidade, eles ainda não são tão amplamente utilizados como o leite de vaca.

Emma Clifford, diretora associada do guia de restaurantes UK Food and Drink, diz que o consumo crescente de leite à base de vegetais é indicativo de um movimento muito mais amplo com base nas plantas. “Alternativas de leite à base de plantas continuam a fazer mais incursões no mainstream”, afirma Clifford.

A especialista em alimentos acrescenta que o aumento do foco em alimentos à base de vegetais tem sido impulsionado por preocupações em torno da saúde, ética e meio ambiente.

Entretanto, se acordo com a Mintel, os leites vegetais representaram apenas 4% do volume de vendas e 8% das vendas de valor do leite branco em 2018.