Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) encontrou encontrado resíduos de agrotóxicos em diversos produtos ultraprocessados frequentemente consumidos pelos brasileiros, especialmente pelo público infantil, como nuggets e salsichas.

+‘Tem veneno até no pacote de biscoito’, revela pesquisa sobre agrotóxicos inédita
+Alimentos orgânicos “feios” podem ser até 40% mais baratos; veja como economizar
+Cachorro-quente pode encurtar “vida saudável” em 36 minutos, diz estudo

De acordo com a segunda edição do estudo “Tem Veneno nesse Pacote”, 60% dos ultraprocessados de origem animal analisados contêm resíduos de agrotóxicos. No total, foram encontrados resíduos de agrotóxicos em nuggets, requeijão, linguiça de porco, salsicha e hambúrguer de carne bovina.

O estudo, no entanto, não consegue indicar se a quantidade desses resíduos é prejudicial à saúde. O instituto também ressalta que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não estabelece limites para agrotóxicos em produtos ultraprocessados.

“Essas descobertas reforçam a necessidade de mudanças em nosso sistema alimentar, em que o modelo agrícola predominante é baseado na monocultura que atende a demanda de commodities, como soja, milho, trigo e açúcar, e faz um uso intensivo de agrotóxicos”, afirmou o Idec, por meio de comunicado.

“Esse mesmo sistema proporciona maior disponibilidade e acessibilidade a ultraprocessados. Não é por acaso que esses produtos são promovidos por agressivas estratégias de publicidade que induzem ao seu consumo excessivo”, concluiu.

(*) Da redação da Menu