07/04/2025 - 15:24
A tradição judaica Pessach, conhecida como a “Páscoa Judaica”, terá início neste sábado, 12 de abril. A celebração marca a libertação do povo judeu após 400 anos de escravidão no antigo Egito e é uma das datas mais importantes do judaísmo.
O feriado promove a junção dos familiares em torno da mesa para compartilhar histórias e comidas tradicionais – um momento carregado de simbolismo e reflexão.
Apesar de ocupar dias similares e ter algumas ações em comum, não é apropriado que a prática judaica seja associada à Páscoa cristã, já que há muitas divergências de crenças entre ambas.
A comemoração se inicia com o Seder, um jantar realizado na véspera do Pessach. O ritual religioso e gastronômico combina 15 etapas, que contam com leitura, oração, canto, simbologias e pratos especiais.
O foco deste momento segue na narração de histórias e barreiras enfrentadas pelos seguidores. O momento central da reunião é o keará, um circuito de pratos que reúne refeições emblemáticas que auxiliam a troca de contos sobre a libertação.
Uma das maiores curiosidades sobre a época dos judeus é que o matzá, um pão achatado preparado sem fermento, é o único item feito com farinha permitido durante a celebração — como um lembrete de que no momento da fuga, anos antes, não foi possível levar uma grande fartura de ingredientes e muitos alimentos foram deixados para trás.
+ Aprenda a preparar crème brûlée de pistache saudável do chef Henrique Fogaça
+ Confira sete receitas para fazer em até 20 minutos
Veja onde comer durante o Pessach em São Paulo
AK Deli

Na AK Deli, da chef Andrea Kaufmann, a tradição é oferecer um menu completo para a ocasião, com receitas tradicionais em uma roupagem moderna que também podem ser encomendadas até dia 8 de abril.
O serviço começa pelo conhecido caldo dourado com kneidlach, um líquido de frango com bolas de matzá bem macias. Há também os pratos quentes, com destaque para o nhoque de matzá, que pode ser acompanhado de molho de tomate ou mix de cogumelos, e o pernil de cordeiro em molho rôti com vinho e cebolas caramelizadas.
Na área das sobremesas, o Cheesecake de Pessach é uma opção ideal e serve cerca de 10 pessoas.
Rua dos Macunis, 440 – Pinheiros | (11) 91923-4685 | @akdelii
Tchocolath

Famosa pelo pão de mel, a marca de chocolates artesanais também traz produtos dedicados para datas especiais, como a Pessach.
Para a celebração da marca judaica, a companhia preparou produtos especiais com símbolos importantes para a religião, como a Moeda Hai M (R$24,60) de chocolate ao leite e a Lata Moeda Hai M (R$229, 350g), com moeda Hai de chocolate ao leite decorada com chocolate branco e damascos banhados em chocolate meio amargo.
Rua Antônio Afonso, 19 – Vila Nova Conceição | (11) 97652-3081 | @tchocolath