Concebido pelo Selvagem (@selvagemibirapuera), restaurante localizado dentro do Parque Ibirapuera, o projeto Alma Selvagem, que explora a biodiversidade da América do Sul, apresenta sua quarta edição no próximo dia 22 de maio. O chef anfitrião Filipe Leite recebe a chef Priscila Deus, e juntos, apresentam menu inspirado na Amazônia Sustentável, que tem como protagonista o Pirarucu Selvagem de manejo da Gosto da Amazônia.

Veja como será o menu

Para o jantar especial, a expertise de Priscila Deus como chef assadora, se funde com as de Filipe Leite, em um menu de três etapas. Para começar, Pão de fermentação natural, cremoso de pirarucu e picles de pimenta de cheiro, seguido por Ceviche de pirarucu com tucupi e jambu (opção com peixe do mar) e Croquete de pirarucu com maionese de pequi e ervas frescas (com opção de croquete de porco).

Pirarucu Selvagem é a estrela da quarta edição do Alma Selvagem/Créditos: Divulgação
Pirarucu Selvagem é a estrela da quarta edição do Alma Selvagem/Créditos: Divulgação

Na segunda parte, Pirarucu na brasa com salsa verde, purê de mandioca, banana da terra grelhada e molho cítrico com toque de mel (com a possibilidade de peixe do mar ou shitake). Para finalizar, Torta untuosa de queijo com caramelo de missô, cumaru e geleia ácida de açaí.

O Pirarucu Selvagem é considerado um dos maiores peixes de água doce do mundo, e um dos principais símbolos da região amazônica. O manejo, realizado de forma sustentável pelas comunidades indígenas e ribeirinhas da região há mais de 20 anos, é uma importante fonte de renda local, com fornecimento de matéria prima para restaurantes e estabelecimentos em todo o Brasil.  Seu consumo pode ser feito de diversas formas: grelhado, cozido ou na brasa.

Sobre o projeto Alma Selvagem

Para celebrar seu primeiro aniversário, o restaurante Selvagem, localizado no principal cartão postal verde de São Paulo – o Parque Ibirapuera,  lança o Alma Selvagem, projeto de intercâmbio entre cozinhas sul-americanas. Serão seis encontros entre o chef Filipe Leite, responsável pela brasilidade da cozinha do restaurante, e chefs e mixologistas convidados de diferentes regiões da América do Sul.

A proposta da série de eventos é atravessar fronteiras para ressaltar a riqueza de ingredientes e saberes que se espalham pelos quatro cantos do Brasil e do continente.

Segundo os sócios Leo Sanchez e Eduardo ‘Papel’ Vitale, a iniciativa tem o objetivo não só de enaltecer a diversidade cultural, mas também a variedade de biomas, ingredientes e da própria natureza que há em cada região. Indo além, a ideia é também trabalhar as diferentes camadas do termo “selvagem”, do originário da selva ao que não segue regras, vivendo a liberdade de ser e experimentar – traço comum a todos os chefs que participarão dessa jornada.

Serviço

Endereço: Portão 5, Parque Ibirapuera – Avenida Quarto Centenário, 454
Data: 22 de maio
Horário: 19h30
Reservas:  (11) 5198-0844
Valor: R$ 298 (Inclusos: welcome cocktail, menu completo, água, café e serviço)