Com o compromisso de ser porta-voz do setor de pizzarias no Brasil, Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra), que há 21 anos atua no fomento de informações de qualidade e atualizada sobre o mercado de pizzarias, listou as principais tendências do setor identificadas na 40ª edição da Pizza Expo, maior evento do setor de pizzarias no mundo, realizado em Las Vegas (EUA), de 19 a 21 de março, além de compartilhar as experiências das visitas realizadas a pizzarias reconhecidas mundialmente em Las Vegas e em Nova Iorque.

A associação viajou para o país norte-americano com uma delegação de 13 pizzarias nacionais para conhecer as novidades do setor em diversos países. Fora a participação na feira internacional, o grupo também teve a oportunidade de conhecer e se inspirar em diversos estabelecimentos do setor, como na operação e o fundador Kesté Pizza & Vino, pizzaria símbolo da produção de pizzas artesanais de alta qualidade, localizada em Nova Iorque, e também, exploraram os sabores da pizza gourmet e de toda a experiência do cliente, valorizando o entretenimento, fornecido pela Pizza Rock, em Las Vegas.

Aconteceu na Pizza Expo

Para Leandro Goulart, presidente da Apubra, nesta edição da Pizza Expo as tendências apresentadas foram voltadas ao futuro do setor com forte foco em tecnologia. “Sem abrir mão da qualidade do jeito tradicional de se fazer pizza, os recursos tecnológicos para otimizar o trabalho ganharam bastante evidência. A nossa participação, sem dúvida, nos permitiu conhecer as práticas do mercado internacional que podem ser aplicadas nos negócios brasileiros e, assim, gerar novas oportunidades de investimento e aprimorar o trabalho desenvolvido pelos empreendedores nacionais”, compartilha.

Para compartilhar as inovações e novidades do setor, o executivo pontua as principais tendências discutidas no evento, confira:

Automatização da pizza

Com o avanço da tecnologia, principalmente com a chegada da Inteligência Artificial (IA), o setor de pizzarias também precisou se adaptar para acompanhar o ritmo tecnológico do mercado de alimentos.

“A robotização já faz parte do cotidiano das cozinhas e esse processo não seria diferente nas pizzarias. A automação de fluxos, equipamentos gerenciados por recursos de alta tecnologia e até robôs garçons surgem para trazer mais agilidade no preparo e no atendimento, além de funcionarem como mecanismos para a padronização dos produtos. Esse auxílio da tecnologia é essencial para a nova estrutura de produção e consumo nos estabelecimentos”, explica Goulart.

Reinvenção da pizza artesanal em larga escala

Uma forte tendência discutida na feira foi o método de produção das pizzas artesanais. Com um apelo forte pelo sabor, qualidade e aroma destas massas, a priorização pela produção artesanal ganha destaque nas pizzarias pelo mundo, mas também abre espaço para repensar o modo de preparo destes sabores, principalmente em grandes quantidades.

“Atualmente, entendemos que para um produto ser artesanal, ele não precisa ser feito necessariamente na hora. Por isso, o setor agora enxerga o conceito de pizza artesanal como fórmula, que pode incorporar recursos de pré-preparo para as massas e molhos, além de alinhar técnicas que utilizem a tecnologia para reinventar o sabor já conhecido e aclamado, mas facilitando a produção”, pontua o executivo.

Locker ‘Delivery’ inteligente

Imagina realizar o pedido de uma pizza pelo aplicativo, receber um código para retirar o sabor em um armário postal mais próximo de você? Essa é uma das apostas mais inusitadas para o futuro das pizzarias. A criação de lockers inteligentes, totalmente adaptados para o armazenamento de alimentos, para que o consumidor retire o alimento em locais de grande fluxo, como em shoppings ou em grandes centros com a instalação do armário.

O presidente da Apubra explica que o modelo de negócio é direcionado para pedidos instantâneos. “A cozinha pode preparar o pedido enquanto o consumidor acompanha a produção via aplicativo e quando estiver próximo do horário de retirada, ele recebe a senha e busca o produto no locker indicado. Além de ser uma nova opção de negócio, esse formato de pizzaria fortalece a experiência do cliente, que encontra alternativas além das tradicionais para aproveitar a sua pizza”, finaliza.