Considerada um dos pratos mais populares do planeta, a pizza foi apontada como a refeição mais adorada da população mundial, segundo um estudo do site de hábitos de alimentação Picky Eater.

+ Leia todas as notícias da Revista Menu

No Brasil, segundo país que mais consome a iguaria, as pizzarias têm ganhado espaço no food service, de modo que, conforme o relatório trimestral Consumer Insights, elaborado e divulgado pela Kantar em março deste ano, para os brasileiros, a importância desses estabelecimentos aumentou de 12% em 2022 para 17% em 2023.

Neste contexto, Gabriel Farrel, sócio-fundador e CEO da Borda & Lenha, primeira rede de fast-pizza do Brasil, lista três curiosidades sobre o prato.

Confira abaixo:

Não tem origem italiana

Apesar da fama de ser um prato típico Italiano, a principal teoria sobre a origem da pizza diz que a iguaria foi criada pelos egípcios, que desenvolveram uma massa redonda, chamada de piscea.

“Uma curiosidade histórica é que o aniversário do Faraó era festejado pelo povo egípcio com ‘pães achatados’ cobertos por ervas! Assim como a nossa principal base na Borda & Lenha, essa versão egípcia tinha uma massa bem fina, resultado da mistura de água com farinha”, conta Farrel.

Pode ser adepta do Movimento Maker

Fundamentado no conceito ‘faça você mesmo’, o movimento maker tem conquistado espaço entre marcas e empresas que buscam inovar em seus segmentos de atuação. Quando o assunto é pizza, cada vez mais estabelecimentos que comercializam a iguaria são adeptos da cultura maker, como é o caso da Borda & Lenha.

“Personalizamos a experiência do cliente e um dos jeitos que encontramos de fazer isso é deixar que cada um elabore a própria pizza. Aqui o consumidor tem a liberdade de montar a própria redonda com 25 opções de produtos disponíveis e criar o sabor que mais agrada o seu paladar”, explica o empreendedor.

Dá para ser leve e compor dietas fit

De acordo com dados do ARS – Agricultural Research Service, principal agência interna de pesquisa científica do USDA – U. S. Department of Agriculture, uma fatia de pizza, de 35cm e 100g, feita com massa normal, tem, em média, 266 calorias. Mas, segundo Farrel, a pizza pode ser mais leve e integrar o cardápio até de quem segue uma dieta fit.

“A pizza pode ser preparada de diversas formas para ficar menos calórica, por exemplo, aqui na Borda & Lenha, temos a Finíssima, uma massa exclusiva, que possui receita à base de água e farinha de trigo, além de trabalharmos com sabores exclusivos que levam recheios de baixo valor calórico como, por exemplo, cogumelos, tomate cereja, rúcula e molho pesto”, diz.