Desde que a campanha de vacinação contra a covid-19 começou no Brasil, há exatamente um ano (a primeira dose foi aplicada no Brasil em 17 de janeiro de 2021), muitas dúvidas sobre os imunizantes surgiram entre a população.

+Bares e restaurantes de SP já exigem comprovante de vacinação
+Inflação e pandemia devem adiar recuperação de bares e restaurantes
+Rio passa a exigir passaporte da vacina em bares e restaurantes

A maior preocupação dos brasileiros, porém, não era sobre onde tomar a vacina ou quais seus efeitos. Segundo levantamento feito pelo Google e divulgado pelo site G1, a pergunta mais realizada no site de buscas desde o início da campanha foi: “Pode beber depois da vacina?”.

A pergunta sobre álcool e a imunização foi 36% mais pesquisada do que “qual a melhor vacina?”, a segunda dúvida mais comum dos usuários. Entre as 100 frases mais pesquisadas, 44 eram de ordem mais prática, como “onde vou tomar a vacina” ou “quando vou ser vacinado”.

E, caso você ainda não saiba se pode tomar uma cerveja depois da aplicação do imunizante, fique tranquilo. Segundo a Sociedade Brasileira de Imunização (SBim), “o consumo moderado de bebidas alcoólicas não interfere na resposta gerada por nenhuma vacina e não aumenta o risco de eventos adversos pós-vacinais”.

Só não vale encher o caneco: “A ingestão excessiva ou o uso crônico e abusivo (de álcool) podem enfraquecer o organismo como um todo, incluindo o sistema imunológico, o que facilita infecções”, recomenda a entidade científica.

(*) Da redação da Menu