03/05/2022 - 16:16
O Burger King anunciou nesta terça-feira (3) que irá mudar o nome do sanduíche Whopper Costela para Whopper Paleta Suína. A troca acontece depois que clientes revelaram que o hambúrguer do sanduíche não é feito com costela de porco – o item é feito com paleta suína e aromatizantes.
+BK confirma que Whopper Costela não tem carne de costela suína
+McDonald’s acertou ao fazer McPicanha sem picanha; entenda
+McDonald’s retira McPicanha sem picanha do cardápio brasileiro
Ao justificar a decisão, a empresa afirmou que sempre foi transparente com seus clientes. “Quando lançamos o Whopper Costela, anunciamos que ele é feito de carne de porco – paleta suína – e com sabor de costela. Mas a reação das pessoas é um recado bem claro. Hora de ouvir, aceitar e agir. Sem meias palavras”, afirmou a empresa, por meio de comunicado.
Na noite desta segunda-feira (2), a rede de fast-food Burger King foi notificada pelo Procon-SP por suspeita de propaganda enganosa no caso do Whopper Costela. A rede de fast food deverá apresentar explicações ao órgão e encaminhar a tabela nutricional do sanduíche, atestando a composição de cada um dos ingredientes (carne, molhos, aditivos, entre outros).
“O Procon-SP tem olhado com preocupação a publicidade de produtos alimentícios que destacam um determinado ingrediente que não faz parte da composição daquele produto ou que não tem o ingrediente na sua composição principal”, afirmou Guilherme Farid, diretor executivo do Procon-SP, em entrevista ao Estadão.
“Se ficar comprovado que houve indução do consumidor a erro, a empresa pode ser multada por publicidade enganosa em até 11,6 milhões de reais”, acrescentou.
DF proíbe venda
Após a composição do Whopper Costela ser divulgada nas redes sociais pelo blog “Coma com os olhos”, o Procon do Distrito Federal notificou a rede por propaganda enganosa e proibiu a venda do sanduíche.
A determinação da Secretaria de Justiça e Cidadania vale até que a correção total da publicidade aconteça. Caso não cumpra a decisão, o Burger King poderá sofrer sanções como multa, apreensão dos produtos ou até interdição do funcionamento das lojas.
Segundo o órgão de defesa do consumidor, “a informação sobre a real composição do sanduíche não é disposta de modo claro e ostensivo na publicidade do produto, induzindo o consumidor a erro”.
Em sua defesa, o Burger King informou por meio de nota que, desde o lançamento do produto, “sempre comunicou com clareza em todos os seus materiais de comunicação a composição do hambúrguer presente no sanduíche, produzido à base de carne de porco (paleta suína) e com aroma 100% natural de costela suína”.
McPicanha sem picanha
Na semana passada, polêmica semelhante envolveu o McDonald’s, rival do Burger King. A nova linha de sanduíches McPicanha da rede de lanchonetes não leva o corte de carne em sua composição. O sabor de picanha está no molho servido com os hambúrgueres.
Pelas redes sociais, a empresa admitiu que “vacilou” e anunciou que os lanches foram retirados dos cardápios das lojas. Os burgers devem ser rebatizados e voltarão a ser oferecidos aos consumidores em breve, afirmou a empresa.
(*) Da redação da Menu