08/07/2025 - 9:39
Bebidas que combinam sabores suaves e adocicados têm se popularizado, e esse movimento se reflete também no preparo de cafés. Durante o inverno no hemisfério norte, o Banana Bread Latte se tornou o centro das atenções no universo das bebidas nas redes sociais. A ideia busca evidenciar o sabor do doce macio e frutado e quebrá-lo com o toque amargo do café cremoso.
+ Aprenda a fazer cinco receitas saborosas para comemorar o Dia Mundial do Chocolate
+ Planejando cozinha sazonal em SP, chef conhecido como Mestre do Jamón quer ‘convidar pessoas para jantar em casa’
Saiba como fazer o Banana Bread Latte, popular nas redes
Assim como a receita original de banana bread (pão de banana), comece amassando uma banana em uma tigela e colocando-a em uma panela pequena com açúcar mascavo e água – cerca de uma xícara de cada.
Para quebrar a doçura, os criadores indicam acrescentar uma pitada de sal, canela e um pouco de noz-moscada. Misture bem e aqueça a combinação de banana e açúcar em fogo médio até ferver. Retire do fogo assim que começar a engrossar e adicione um pouco de extrato de baunilha ou amêndoa para completar.
A partir dessa etapa, basta seguir com o modo de preparo comum de um café latte: para um latte gelado, despeje uma dose de espresso sob a mistura de banana, adicione gelo e o leite de sua preferência. Também é possível vaporizar um pouco do laticínio para uma bebida quente.
Outros encontros da banana com o café
Apesar de parecer inédito, o encontro da fruta tropical com o amargor do café não apareceu pela primeira vez em 2025. No ano anterior, lattes com creme de banana batida ou com a base de um pudim de banana também ficaram populares no TikTok.
A diferença desta nova moda gastronômica é a consistência de diversos criadores de conteúdo seguindo uma única receita – algo que não foi notado nas novidades criadas em 2024.