da redação da Menu

Há alguns anos, consumir carne à base de vegetais parecia algo muito distante para os consumidores, com a predominância das opções de origem animal.

Mas segundo o jornal britânico The Independent, buscar alternativas para o consumo de carne, sobretudo pelos malefícios ao meio ambiente está na odem do dia, e as redes de fast-food estão se dando conta disso.

O Burger King anunciou a parceria com a empresa de carne Impossible Foods nos Estados Unidos e pretende levá-lo para a Europa. Já o McDonald’s apresentou recentemente o big vegan TS da e suas lojas na Alemanha, um dos seus cinco maiores mercados internacionais. Já a rede KFC está experimentando uma versão vegana de seu hambúrguer de filé de frango.

Tais medidas mostram que a carne vegetal passa de tendência a se consolidar na indústria alimentícia, impulsionada não apenas por uma minoria global de veganos e vegetarianos, mas também por comedores de carne preocupados com o impacto do sistema de produção de carne no meio ambiente.

No passado, rígidas regulamentações de alimentos na Europa sufocaram a inovação de carne vegetal. Graças ao princípio de precaução da União Européia, as empresas enfrentam verificações muito mais rigorosas para mostrar que os novos ingredientes e alimentos não são prejudiciais antes de poderem ser colocados à venda.

Essas rígidas regulamentações também estipulam que os ingredientes geneticamente modificados devem ser rotulados, o que pode explicar por que o hambúrguer da Impossible Foods que usa levedura geneticamente modificada para produzir a proteína vegetal parecida com o sangue, que tem gosto parecido com carne bovina.

Mas apesar de os Estados Unidos terem uma vantagem inicial na inovação de carne vegana de alta qualidade, as alternativas à base de plantas são muito mais populares em algumas partes da Europa, como Suécia e Reino Unido.