Logo Doutor MenuVocê sabia que toda vez que faz uma compra suas margens de lucro em cada oferta, cada prato ou lanche servido mudam? Sim, isso mesmo, e é obvio quando a gente pensa na estrutura de custos de um estabelecimento de food. Cada insumo comprado tem seu peso no custo de cada oferta, e um pequeno aumento de valor num desses insumos necessariamente impacta no custo das ofertas.

E, como cada vez que compramos insumos pro estabelecimento, compramos muitos insumos, dezenas de produtos diferentes, quando já temos que nos preocupar com qualidade, validade, marca, composição e tantas outras características. E o preço é crítico para que saibamos quanto ganhamos (ou perdemos?!?!?!) em cada oferta confeccionada.

Por serem negócios que transformam insumos, ou seja, produzem as ofertas através da combinação de vários insumos, sempre obedecendo proporções de acordo com a receita de cada um, é muito difícil sermos intuitivos com esses valores. Às vezes um aumento no custo de um insumo que damos pouca atenção pode prejudicar e muito a saúde financeira daquela oferta, e de forma consequente, o do estabelecimento.

Um exemplo: pense no famoso estrogonofe, com seus mais variados insumos, como carne, creme de leite…, e muitas vezes nos esquecemos que ali, na maioria de suas receitas temos o cogumelo, também conhecido como champignon. Quase nem lembramos desse insumo, discreto mas onipresente nesse prato.

É natural que busquemos bons valores na compra da carne, insumo principal de quase todos os pratos em que aparece, mas esquecer ou ignorar o custo do cogumelo por reduzir significativamente a margem do estrogonofe, e até fazer com que esse prato passe a dar prejuízo ao estabelecimento.

Mas como ajudar sua automação a calcular sua margem, seu custo de oferta?]

Importante verificar com seu parceiro de automação se a plataforma ou o software dispõe dessa funcionalidade, e mais importante que isso é manter sempre atualizada a ficha técnica de cada produto, pois mesmo que sua plataforma não faça esse cálculo (seria ideal que o fizesse), você poderia até calcular “na mão” esses indicadores, vitais para que saibamos que estamos no caminho certo, precificando e mantendo produtos e ofertas lucrativas no negócio, e também que possamos decidir melhor pelos valores e locais onde compramos nossos insumos, buscando preços melhores onde temos mais relevância na composição de custos de cada oferta.

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