Ao entrar no casarão branco localizado em frente à Lagoa Rodrigo de Freitas, a sensação que se tem é de ter cruzado fronteiras e desembarcado diretamente em Portugal. Inaugurado em dezembro de 2014, o Rancho Português é um legítimo reduto lusitano em plena Zona Sul carioca.

A viagem à ‘terrinha’ através dos sentidos começa pelo visual do salão. Painéis de azulejos, pratos Vista Alegre e até uma guitarra portuguesa compõem o cenário que é todo decorado com peças vindas diretamente de Portugal. O salão do primeiro andar, batizado Sala D. João VI, conta com 78 lugares e abriga a adega e o bar. Subindo a escada, chega-se à Sala Dom Pedro I. Mais intimista e ótimo para quem quer fazer alguma comemoração exclusiva, este salão conta com 32 lugares e vista panorâmica para a Lagoa.

Mini Bolinhos de Bacalhau do Rancho Português (Crédito: Tomás Rangel)

No cardápio, é possível fazer um passeio através das receitas típicas portuguesas, preparadas com maestria e com os melhores insumos. Os carros-chefes são as sugestões de bacalhau servidas em fartas porções para compartilhar – como manda a tradição lusitana. São 17 opções que vão desde clássicos como Bacalhau à Brás, Bacalhau à Lagareiro e Bacalhau da Rampinha (típico do Porto), até exclusividades como Bacalhau Escondido por Frutos do Mar, Bacalhau à Moda do Rancho e Bacalhau da ‘chef Luciana’ (com postas empanada com amêndoas trituradas).

Mas nem só de bacalhau vive o menu da casa e, da cozinha, também saem pedidas como polvo à lagareiro, arroz de pato, ‘Francesinha’ (prato típico do Porto), porção de sardinha frita e caldo verde com chouriço português. E, claro, bolinhos de bacalhau que arrancam suspiros de quem prova.

Bacalhau gratinado do Rancho Português. (Crédito: Tomás Rangel)

O capítulo de sobremesas é uma experiência à parte. Uma seleção de doce conventuais apresenta pedidas como a famosa encharcada alentejana, ovos moles, o pudim do Abade de Priscos (receita difícil de se encontrar em solo carioca), colchão de noiva, toucinho do céu, entre outras. Há, ainda, pedidas como rabanadas ao vinho do Porto, arroz doce e pastel de natas (com suas camadas de ovos moles, creme de claras e farofinha de biscoito, é o grande campeão de vendas).

De segunda a sexta, é servido o almoço executivo, com entrada e prato principal. E, nos fins de semana, há sugestões especiais como a chanfana de cordeiro.

O restaurante também é conhecido por sua adega e pela caprichada carta de vinhos que traz os melhores rótulos das mais famosas regiões de Portugal – Minho, Dão, Douro, Alentejo, Lisboa, Setúbal e Bairradas, com opções dos excelentes fortificados Madeira e Porto. E, como não poderia deixar de ser, a carta de bebidas inclui as típicas Ginginha, Macieira e Bagaceira Neto Costa.

Serviço

Endereço: Rua Maria Quitéria 136, Ipanema

Telefone: 21 2287-0335

Horário de funcionamento: de Segunda a sábado, das 12h às 23h. Domingo, das 12h às 20h

Delivery: iFood

Capacidade: 110 lugares

Acessibilidade: acessibilidade nos banheiros e na entrada

Instagram: @ranchoportuguesrio

Cardápio: https://livemenu.app/menu/5f2d548cbd1313011a8707f2