16/07/2016 - 10:00
da Redação da Menu
Entre os dias 28 e 31 e julho, acontece no Costão do Santinho Resort, localizado em Florianópolis (SC), o Wine Experience, evento que reúne uma série de atividades voltadas para os apreciadores de vinho. A programação inclui coquetel à beira-mar, vinoterapia, degustação de 46 rótulos importados pela Decanter, almoços e jantares harmonizados (diárias a partir de R$ 1.126). Entre as receitas servidas durante o fim de semana, destaque para a tainha com cuscuz marroquino de ovas. Aprenda a receita com o chef José Ricardo Raymundo, do Costão do Santinho.
tainha com cuscuz marroquino de ovas
por José Ricardo Raymundo, do Costão do Santinho
cuscuz
250 ml de água
Sachês de erva-cidreira
250 g de cuscuz marroquino
Quanto baste de azeite
1 cebola picada
1 dente de alho picado
20 g de abobrinha italiana picada
Sal e pimenta-do-reino a gosto
100 g de ova de tainha
1/2 pimentão verde, vermelho e amarelo.
tainha
2 filés de tainha fresca (cerca de 400 g)
1/2 limão
Sal a gosto
2 colheres (sopa) de manteiga
molho de mostarda
1 limão
100 g de mostarda Dijon
Sal e pimenta-do-reino a gosto
200 ml de azeite
cuscuz
Aqueça a água com os sachês de erva-cidreira. Em seguida, hidrate o cuscuz com o caldo aromatizado e solte-o levemente com garfo. Em uma panela, coloque o azeite e refogue a cebola, o alho, a abobrinha. Acrescente os demais ingredientes juntamente com a ova sem pele como se fosse esfarelando, deixe fritar até ficar dourada. Desligue o fogo e incorpore os ingredientes refogados ao cuscuz utilizando um garfo de forma delicada para que os grãos fiquem bem soltinhos. Finalize com mais azeite, acerte o sal e reserve.
tainha
Tempere a tainha com sal e limão. Coloque a manteiga na chapa e, quando estiver numa temperatura média, coloque a tainha.
Deixe o peixe na chapa até ficar dourado e vire-o para dourar o outro lado.
molho de mostarda
Em um recipiente misture a mostarda, limão, o sal e a pimenta-do-reino, junte ao azeite e, aos poucos, vá batendo com fouet para emulsionar.
para servir
Coloque o cuscuz dentro de um vazador redondo para dar forma. Em seguida, sobreponha o peixe, acrescente o molho de mostarda em volta. E, se preferir, finalize com brotos e flores comestíveis.
rendimento 2 porções; preparo 1h30; execução fácil
Costão do Santinho