O Procon-SP notificou na noite desta segunda-feira (2) a rede de fast-food Burger King por suspeita de propaganda enganosa no caso do Whopper Costela. O sanduíche não tem costela de porco em seus ingredientes, apenas aroma do corte suíno.

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A rede de fast food deverá apresentar explicações ao órgão e encaminhar a tabela nutricional do sanduíche, atestando a composição de cada um dos ingredientes (carne, molhos, aditivos, entre outros).

“O Procon-SP tem olhado com preocupação a publicidade de produtos alimentícios que destacam um determinado ingrediente que não faz parte da composição daquele produto ou que não tem o ingrediente na sua composição principal”, afirmou Guilherme Farid, diretor executivo do Procon-SP, em entrevista ao Estadão.

“Se ficar comprovado que houve indução do consumidor a erro, a empresa pode ser multada por publicidade enganosa em até 11,6 milhões de reais”, acrescentou.

DF proíbe venda

Após a composição do Whopper Costela ser divulgada nas redes sociais pelo blog “Coma com os olhos”, o Procon do Distrito Federal notificou a rede por propaganda enganosa e proibiu a venda do sanduíche.

A determinação da Secretaria de Justiça e Cidadania vale até que a correção total da publicidade aconteça. Caso não cumpra a decisão, o Burger King poderá sofrer sanções como multa, apreensão dos produtos ou até interdição do funcionamento das lojas.

Segundo o órgão de defesa do consumidor, “a informação sobre a real composição do sanduíche não é disposta de modo claro e ostensivo na publicidade do produto, induzindo o consumidor a erro”.

Em sua defesa, o Burger King informou por meio de nota que, desde o lançamento do produto, “sempre comunicou com clareza em todos os seus materiais de comunicação a composição do hambúrguer presente no sanduíche, produzido à base de carne de porco (paleta suína) e com aroma 100% natural de costela suína”.

McPicanha sem picanha

Na semana passada, polêmica semelhante envolveu o McDonald’s, rival do Burger King. A nova linha de sanduíches McPicanha da rede de lanchonetes não leva o corte de carne em sua composição. O sabor de picanha está no molho servido com os hambúrgueres.

Pelas redes sociais, a empresa admitiu que “vacilou” e anunciou que os lanches foram retirados dos cardápios das lojas. Os burgers devem ser rebatizados e voltarão a ser oferecidos aos consumidores em breve, afirmou a empresa.

(*) Da redação da Menu