Esteja você oferecendo o primeiro jantar de Natal em sua casa nova, ou esteja encarregado da ceia natalina, cometer erros, por menores que sejam, faz parte do cardápio. Por isso, o site Food & Wine preparou algumas dicas com as trapalhadas mais comuns de quem recebe os convivas para a ceia – e como evitá-los.

+10 dicas importantes para cozinhar no Natal sem estresse
+5 erros comuns para evitar ao assar o peru e as aves natalinas
+Chester, peru, fiesta, frango: conheça as aves que brilham no Natal
+Nem só de peru se faz o Natal: conheça 20 comidas natalinas populares no mundo
+Vai fazer salmão? Confira truques para acertar no preparo do pescado

A reportagem cita uma pesquisa curiosa, encomendada pela marca norte-americana St Pierre, em novembro deste ano, para o instituto OnePoll. A ideia era descobrir quais os desastres mais corriqueiros, na cozinha, durante as festas de fim de ano. A pesquisa revelou que, em média, aqueles que oferecem o jantar de Natal cometem cerca de “três desastres” a cada ano, variando de entradas que passaram do ponto, acompanhamentos malcozidos ou o simples ato de esquecer de descongelar o prato principal.

De acordo com os resultados apresentados pelo OnePoll, os 10 erros mais citados foram: peru queimado, recheio queimado, batata assada malcozida, legumes encharcados, legumes mal cozidos, esquecer o molho na hora de servir a refeição, servir comida fria, esquecer de fornecer alternativas vegetarianas/veganas para os hóspedes e esquecer do pudim de Natal (pecado gravíssimo esquecer da sobremesa, hein?). E um adendo: 10% dos entrevistados disseram que seus pudins de Natal “pegaram fogo” – qualquer coisa parece pequena demais depois disso.

“Com certeza a maioria de nós já teve algum tipo de acidente não planejado no Natal”, disse um porta-voz de St Pierre em um comunicado. “Muitos dos erros que aparecem na pesquisa estão relacionados à comida, porque comida é uma parte muito importante na ceia de Natal e é algo que todo mundo quer acertar para impressionar os outros […] Por isso, não importa o quão ruim tenha sido o erro ao fazer a ceia, tudo faz parte da criação de memórias afetivas”, afirmou.

Aposte nos clássicos para dar bom

Ao tentar preparar suas refeições festivas à prova de erros, 62% dos entrevistados disseram que é melhor seguir o que sabe em vez de tentar algo novo. Cerca de 60% também aconselharam ter “alimentos de reserva”, como opções prontas para o caso de algo dar muito errado, e 44% reconheceram que cometer erros era apenas parte natural do dia.

Jogar no seguro, fazendo as receitas clássicas e que todo mundo ama, pode ser um bom conselho para tudo correr bem na ceia natalina. Dividir as tarefas com alguém que saiba cozinhar de verdade também ajuda muito.
Se o seu problema em geral é queimar o peru, coloque um alarme para avisá-lo, a cada meia hora, e controle a temperatura para garantir que a ave saia do forno suculenta e cheirosa, prontinha para os convivas.

Olhando a parte boa, 55% dos entrevistados da pesquisa notaram que cometeram menos erros nas refeições de Natal ao longo dos anos. Portanto, se algo não sair exatamente como planejado neste fim de semana – ou se o resultado final não for exatamente como as fotos da receita – você sempre poderá tentar novamente no futuro.