Ludmilla chocou a web ao compartilhar uma caixa de carne para o churrasco desse domingo (20). A cantora mostrou o pacote ostentando o preço pago uma porção de filé de costela (também chamado de ancho ou entrecôte). Por pouco mais de R$ 1.000, ela levou para casa cerca de 700 g do produto. Além de comentários divididos entre críticos e apoiadores da artista, os internautas também se perguntaram: que carne é essa?

Trata-se de um corte de um animal de raça japonesa wagyu da marca 481. Os produtos são importados do Japão, da região de Kagoshima, e são classificados por grau de marmoreio, ou seja, a gordura entremeada na carne. Quanto mais gordura, que deixa a carne in natura com aparência esbranquiçada, mais cara.

Por isso, a cantora menciona que a fatia “desmancha na boca”. Isso acontece graças ao teor de gordura e extrema maciez desse tipo de produto. O preço assusta, mas a explicação para mensurar o valor desses cortes também está nos cuidados com os animais, que são tratados com muito gasto em alimentação especial de engorda e em áreas, às vezes, até climatizadas. Algumas criações, inclusive, chegam a disponibilizar música relaxante para o rebanho.

O preparo ideal é grelhar em fogo intenso para formar uma crostinha externa, no entanto, sem deixar passar do ponto para aproveitar melhor o sabor e a suculência da carne.

Quer saber mais? Nem toda experiência com wagyu precisa ser uma fortuna. Assista ao vídeo a seguir e entenda como o marmoreio dessa carne faz o coxão duro ser melhor que muita picanha por cerca de R$ 40 o quilo.

Siga a colunista no Twitter e no Instagram.

(*) Da redação Menu