É sabido que os queijos produzidos na região Serra da Canastra, no Centro-Oeste de Minas Gerais, têm qualidade de sobra para brigar com exemplares mais famosos, como aqueles elaborados em países como França ou Itália.

+São Paulo receberá segunda edição do Mundial do Queijo do Brasil
+Brasil conquista duas medalhas de ouro no maior concurso de queijos do mundo
+SP sanciona lei que regula elaboração e venda de queijos e embutidos artesanais

E essa qualidade foi recentemente reconhecida pelo site norte-americano especializado em gastronomia Taste Atlas. Nesta terça-feira (21), o site publicou um ranking com os 50 melhores queijos do mundo – e o Canastra está justamente no primeiro lugar da lista.

O resultado colocou o queijo mineiro à frente de exemplares mundialmente conhecidos, como os italianos Grana Padano, Gorgonzola e Pecorino, e foi bastante comemorado pelos produtores

“Muito importante. Não só para a gente, mas pra todos os produtores. Isso vai agregar valor monetário e confirmar, ainda mais, a boa qualidade do nosso produto”, disse Maria Aparecida de Freitas, que juntamente com o seu marido, Jadir da Costa, são donos da queijaria J&C, em São Roque de Minas, em entrevista ao jornal O Tempo.

A Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), que dá assistência técnica a muitos produtores artesanais mineiros, também celebrou o resultado.

“Esse reconhecimento muito nos orgulha. Isso é resultado de um esforço conjunto de todo o sistema de Agricultura do Estado para desenvolver a cadeia produtiva do leite e do queijo com qualidade e segurança para os consumidores”, afirmou Otávio Maia, diretor-presidente da Emater-MG.

(*) Da redação da Menu