Aprender a cozinhar traz muitos benefícios (e um pouco de louça para lavar, mas melhor não pensar nisso). Você pode fazer tanto pratos para momentos especiais como receitas saudáveis e cuidar melhor de sua alimentação.

+Comida salgada? Confira três truques para salvar uma receita
+Confira 6 dicas para salvar comida que ficou apimentada além da conta
+Fogaça diz que já demitiu funcionário que não provava as receitas

Cozinhar bem, no entanto, não se resume a fatiar ingredientes com habilidade. Temperar, escolher os melhores ingredientes e usar os equipamentos certos são coisas que fazem toda a diferença no resultado, como você confere a seguir.

Escolha bem os ingredientes

Muitos chefs gostam de dizer que só usam os “melhores ingredientes”. Não caia nessa: o feijão que ele usa, na grande maioria das vezes, você também compra no mercado. E, claro, escolha bem os produtos frescos, evitando aqueles com machucados e textura molenga, por exemplo. Na dúvida, consulte essa tabela elaborada pela Ceagesp para saber quais são os produtos da época.

Escolha bem facas e panelas

Quem está começando a cozinhar ainda não tem noção do tamanho das panelas e qual faca usar para fazer uma receita. Para preparar um pacote de 500 g de macarrão, é preciso usar uma panela grande, por exemplo. Muitas receitas indicam os equipamentos que devem ser utilizados. Se não for o caso, leia bem a receita e escolha os itens de acordo com o que você tiver à mão.

Prove sempre!

Um dos maiores medos de quem está começando a cozinhar é salgar a comida. Até porque é difícil mensurar “uma pitada de sal”. Para a comida não ficar sem gosto, a dica é adicionar sal aos poucos e provar a receita em seguida.

(*) Da redação da Menu