A 6ª edição do Concurso Nacional de Rabo de Galo foi realizado na última segunda-feira, 11. Além do tradicional bebida dos botecos brasileiros, a edição de 2023 também celebrou a vida e obra do Mestre Derivan, uma das principais figuras da coquetelaria nacional.

A vencedora, Surya Rodrigues, falou sobre o legado de Derivan para a internacionalização da cachaça brasileira.

“Estou muito feliz com essa conquista no meu primeiro concurso, a combinação dos sabores escolhidos vieram para combinar com o sabor único da cachaça, unidos com tudo que temos de melhor no Brasil, consegui entregar um cocktail equilibrado de sabor intenso, tenho muito e muitas pessoas a agradecer, acredito que seja só o inicio de um grande sonho”.

“Fico feliz em fazer parte da história da coquetelaria brasileira, nessa edição em homenagem ao Grande Mestre Derivan”, finalizou.

Bebida nasceu para atender a comunidade italiana

A bebida nasceu em meados da década de 1950 como uma resposta para atender o gosto dos imigrantes italianos que chegavam a São Paulo.

Acostumados com o vermute, eles logo se renderam ao drink feito com a cachaça brasileira. O nome do drink é uma tradução literal da palavra “cocktail”.

Drink foi reconhecido internacionalmente

Este ano o Rabo de Galo brasileiro foi reconhecido pela Associação Internacional de Bartenders (IBA, na sigla em inglês) e ficou ao lado da caipirinha como um drink genuinamente brasileiro.

“Ao lado da caipirinha, se tornou um drink clássico e que carrega o DNA do país. O concurso esse ano foi batizado como O Legado justamente para homenagear o mestre Derivan, que inspirou e continuará inspirando uma legião de bartenders e é uma figura fundamental na história do drink Rabo de Galo”, afirma Danty Souza, diretor geral do concurso.

Confira a receita do drink vencedor

Ingredientes

60 ml Cachaça Envelhecida Ypióca 150
20 ml Vinho composto JURUBEBA leão do Norte
15 ml Cordial de cumaru e café
2 dashes de redução de infusão de ervas amazônicas
2 Borrifadas de perfume de laranja.

Modo de preparo

Em um copo, ou mixing glass com gelo adicione todos os ingredientes na ordem. Mexa vigorosamente por cerca de 10-15 segundos para misturar os ingredientes e resfriar a mistura.
Filtre a mistura diretamente no copo preparado com gelo. Borrife o perfume de laranja.

Cordial de cumaru e café

Ingredientes

Cumaru: 20 unidades
Semente de café torra média: 4 unidades
Açúcar: 500g
Água: 500ml

Instruções

Prepare uma panela e adicione 250 gr de açúcar em fogo baixo, mexendo para caramelizar um pouco o açúcar, quando estiver dourado adicione a agua e o restante do açúcar, dissolva bem, após atingir o ponto de fervura desligue o fogo adicione as castanhas de cumaru e o café, tampe e deixe esfriar.

Após esfriar transfira o líquido para uma garrafa de vidro esterilizada. Feche bem a garrafa.

Deixe a infusão descansar em um local escuro e fresco por pelo menos 1 semana. Agitar a garrafa a cada poucos dias ajudará na extração do sabor.