06/08/2025 - 15:34
Um dos sites de culinária mais populares do Reino Unido causou alvoroço após um erro envolvendo a receita de cacio e pepe, tradicional massa da Itália. A “Good Food”, seção dedicada à gastronomia no site da “BBC”, descreveu o prato romano icônico como uma receita que “não pode faltar na sua despensa” e “que poderia ser facilmente preparada para um almoço rápido”, com “quatro ingredientes simples: espaguete, pimenta, parmesão e manteiga”.
A ideia de que fazer cacio e pepe é fácil já era ruim o suficiente para os italianos, mas a presença de queijo parmesão e manteiga foi considerada um pecado capital. A receita tradicional leva três ingredientes: massa (geralmente tonnarelli, um tipo de espaguete), queijo pecorino romano e pimenta-do-reino.
A publicação provocou indignação e levou Claudio Pica, chefe da filial de Roma e Lazio da Fiepet Confesercenti — associação que representa restaurantes na Itália —, a denunciar a versão incorreta da receita e acionar a embaixada britânica em Roma. O especialista exigiu uma correção no site para proteger a autenticidade do preparo.
“Este prato icônico, tradicionalmente de Roma e da região do Lazio, é um prato básico da culinária italiana há anos, tanto que foi reproduzido até mesmo além das fronteiras da Itália”, protestou Claudio Pica. “Lamentamos contradizer a histórica e respeitada mídia britânica, mas a receita original de cacio e pepe exclui parmesão e manteiga. Não são quatro ingredientes, mas três: massa, pimenta e pecorino”.
Pica admitiu que, embora alguns chefs possam se aventurar na receita, a principal preocupação é que o site tenha “enganado” leitores ao apresentar o prato como o original.
“A culinária romana está entre as melhores especialidades agrícolas e gastronômicas do nosso país. Seus pratos, não apenas o cacio e pepe, mas também a carbonara, para citar alguns, realçam e enriquecem a culinária regional da nossa região, a ponto de serem até imitados no exterior”, enfatizou.
Em conjunto com a embaixada britânica em Roma, o líder da associação de restaurantes pediu ao site da “BBC” que corrigisse a receita “para preservar um prato popular e icônico como o cacio e pepe, que temos o prazer de compartilhar com o mundo por sua delícia e significado histórico”.
Em meio à polêmica, o veículo alterou a receita, mas ainda deixou uma dica que pode ser vista como “heresia” pelos cozinheiros italianos, sugerindo que as pessoas com dificuldade para acertar podem experimentar “adicionar um pouco de creme de leite fresco à mistura”.