A culinária árabe é conhecida por sua riqueza de sabores e aromas exóticos, e um dos segredos por trás desse encanto gastronômico é a mágica da pimenta síria. Composta por sete temperos essenciais, ela é um versátil tesouro culinário que pode transformar qualquer prato.

Coentro, cominho, noz moscada, pimenta do reino, canela, cravo e cardamomo: as sete especiarias que compõem a receita são os pilares da cozinha árabe. O segredo da pimenta síria reside, entretanto, em sua harmonia única, respeitando as quantidades indicadas para cada um dos ingredientes.

“A pimenta síria foi meticulosamente elaborada para enriquecer as receitas básicas e caseiras que os sírios desfrutam em seu cotidiano”, explica o chef Bassem Koussa, que comanda o Zingo & Ringo, em Pinheiros. “Pratos como kibes, recheios de esfihas e pratos veganos e vegetarianos que necessitam de um toque extra de sabor, como a simples abobrinha refogada com azeite e cebola, se transformam em verdadeiras obras de arte gustativas com a adição desse tempero.”

Vale ressaltar, entretanto, que a pimenta síria não é recomendada para pratos que possuam muitos ingredientes ou que busquem destacar o sabor de um ingrediente específico, pois seu sabor prevalece sobre outros. Além disso, o tempero é mais comumente empregado nos pratos quentes, uma vez que seu cozimento permite a harmonização de sabores.

Receita de pimenta síria

Rendimento: 215 g

Ingredientes

50g de coentro em pó
40g de cominho em pó
25g de noz moscada em pó
25g de pimenta do reino em pó
25g de canela em pó
25g de cravo em pó
25g de cardamomo em pó

Modo do preparo

Pese atenciosamente os ingredientes. Lembre-se que cada quantidade fora da medida correta cobre os outros sabores envolvidos. Misture os ingredientes com as mãos para garantir a distribuição do sabor.