Com a chegada das altas temperaturas, as saladas ganham ainda mais espaço no cardápio do dia a dia, trazendo leveza e frescor às refeições. E, para tornar esses pratos mais saborosos, explorar diferentes molhos é essencial.

Desde misturas clássicas como mostarda e mel até combinações mais ousadas, entre elas tomate seco e ricota, há receitas para todos os gostos. Esses molhos não apenas realçam o sabor dos ingredientes frescos, mas também transformam qualquer salada em uma experiência.

Confira 5 receitas para inovar nas suas refeições durante o verão:

ICI Brasserie

Foto: Divulgação

Ingredientes Molho de Salada ICI:

500ml de óleo de milho

125ml de vinagre de vinho branco

40g de mel

80g de mostarda

2g de hortelã

2g de manjericão

Sal q.b

Pimenta q.b

Modo de preparo:

Bata no liquidificador o vinagre, mel e a mostarda. Acrescente aos poucos o óleo até ficar homogêneo. Adicione a hortelã e o manjericão picados, ajuste o sal e a pimenta.

Ingredientes Molho de Salada Chèvre Chaud:

750ml de molho de salada ICI

90ml de grenadine

Modo de preparo:

Misture os ingredientes até ficar homogêneo e sirva.

Tank Brewpub

Foto: Fabio Comolatti

Ingredientes:

80g de aliche

4 dentes de alho

300g de maionese

40g de queijo parmesão ralado

40ml de água

Suco de 1 limão

Modo de preparo:

Corte o aliche em cubos bem pequenos, até quase formar uma pasta. Transfira para o liquidificador e misture o restante dos ingredientes. Bata na função pulsar até formar um creme homogêneo, mas sem triturar a anchova totalmente, e sirva.

Hospedaria

Foto: Mário Rodrigues

Alho Confitado

Ingredientes:

500ml de óleo

250g de alho inteiro sem casca

1 unidades de louro

5g de sal

10g de tomilho

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes em uma caçarola, leve ao fogo baixo e deixe por duas horas. Tire e armazene na geladeira.

Molho Rancho

Ingredientes:

40g de gema pasteurizada

450ml de óleo de soja

5g de sal

5g de alho in natura

1g de pimenta preta

25ml de vinagre de vinho branco

75ml de óleo de alho

25g de alho confit

100g de gordura de bacon

Modo de preparo:

Em um bowl, misture a gema, o vinagre, o sal, o alho in natura e a pimenta. Após misturar todos os ingredientes, coloque no liquidificador e bata em velocidade baixa. Adicione o óleo de soja lentamente, caso necessário adicione um pouco de água para deixar mais leve. Vá adicionando o óleo e, quando estiver terminando, adicione o alho confit. Depois coloque o óleo de alho. Termine de bater, coloque o molho em um bowl e adicione a gordura de bacon até incorporar.

NOU

Foto: Rodolfo Regini

Receita Molho Balsâmico

Ingredientes:

100ml de aceto balsâmico

2 colheres de mel

1 colher pequena de mostarda

200ml de azeite de oliva

Folhas de manjericão

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes menos o azeite de oliva. Adicione o azeite aos poucos com as folhas de manjericão e misture bem.

Rucola

Foto: Rodolfo Regini

Ingredientes:

1 colher de sopa de mostarda Dijon

1 colher de chá de mostarda amarela

1 colher de café de açúcar demerara

1 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto

50ml de óleo de milho

50ml de azeite extra virgem

Sal e pimenta do reino

Modo de preparo:

Numa tigela, bata a mostarda com o açúcar, o vinagre, o sal e a pimenta.

Vá adicionando o óleo de milho, pouco a pouco. Depois adicione o azeite do mesmo modo. Ajuste o sal e a pimenta. Caso fique muito espesso, adicione um pouco de água filtrada e volte a bater.