Em 2020, o jornal britânico The Guardian elegeu o meme Karen, usado para descrever uma mulher branca preconceituosa, agressiva e que acreditar ter mais direitos que outras pessoas, como o mais importante daquele ano.

+McDonald’s, Cacau Show e iFood são as marcas de alimentação mais lembradas do Brasil, diz pesquisa
+Garçonetes se emocionam após receberem gorjetas de US$ 1.200
+Justiça determina que restaurante Terraço Itália indenize cliente constrangido por usar shorts

Aos poucos, o meme passou a ser usado também em restaurantes, para apontar aqueles clientes que reclamam de tudo e adoram chamar o gerente quando suas exigências não são atendidas.

Foi a partir desse conceito que nasceu a rede de restaurantes australiana Karen’s Diner, mas com uma proposta “educativa”: nas unidades da marca, são os garçons que maltratam os clientes – por sinal, o slogan da marca é “Equipe bruta e bons hambúrgueres”.

Na maioria dos restaurantes, esse tipo de atendimento seria inaceitável. Já no Karen’s Diner, os funcionários são treinados a serem mal-educados com os clientes. “Nos orgulhamos de ter o pior serviço do mundo”, afirma a empresa em seu site

A comida vai demorar para chegar à mesa e os garçons vão reclamar das gorjetas. Mas tudo é feito com bom humor, para que a experiência seja considerada uma brincadeira.

A ideia, pelo visto, está fazendo sucesso. A primeira unidade foi inaugurada em outubro de 2021 e hoje a rede já conta hoje com lojas na Inglaterra e nos EUA. Isso porque, além do atendimento “inovador”, o Karen’s Diner costuma ser elogiado pelos seus hambúrgueres (há opções vegetarianas) e drinques.

“É uma daquelas apostas que poderiam fracassar de forma espetacular. Ficamos surpresos ao ver que as pessoas adoram ser maltratadas“, afirmou Mitch Ransley, gerente do Karen’s Diner de Sidney, em entrevista à agência Associated Press.

Apesar de ter como diferencial o péssimo serviço, nem tudo é permitido nos restaurantes. Homofobia, machismo, racismo ou comentários sexuais são expressamente proibidos.

(*) Da redação da Menu