23/12/2024 - 15:00
O universo gastronômico está em constante movimento, e 2024 não foi diferente. Das mesas dos restaurantes às cozinhas de casa, alguns ingredientes ganharam destaque e se consolidaram como os queridinhos do ano. O motivo? Uma combinação de versatilidade, sabor e, claro, muita criatividade por parte dos chefs e cozinheiros.
A seguir, confira o balanço de três ingredientes que deram o que falar neste ano comentados por Henrique Campos, chef à frente do Figurate Italian Food de Curitiba (PR).
Pistache
Seja como protagonista de sobremesas ou como toque especial em pratos salgados, o pistache brilhou em 2024. Na forma de cremes, molhos ou até como elemento crocante, ele foi o queridinho de pizzarias, confeitarias e restaurantes que apostaram em receitas sofisticadas, mas acessíveis.
Salada de pepino
Apesar de simples, o ingrediente virou fenômeno graças às redes sociais. Em 2024, a salada de pepino se tornou viral após vídeos do TikToker Logan Mofitt, cuja obsessão rendeu milhões de visualizações.
Combinando crocância e frescor, a salada de pepino com molho agridoce, abacate, cebola roxa, salmão e temperos como gergelim e pimenta do reino explodiu em visualizações e recriações caseiras.
Ricota cremosa
Leve e delicada, a ricota cremosa se provou um ingrediente versátil, que funciona como pasta, recheio de massas e até com sobremesas. Além disso, seu apelo saudável conquistou rapidamente o público fitness, que busca opções saborosas e nutritivas para o cotidiano.
“O que vimos em 2024 foi a valorização do simples com um toque de criatividade. Ingredientes como o pepino e o pistache ganharam destaque porque mostram que, com técnica e visão, é possível transformar qualquer prato em uma experiência”, destaca Henrique.