Um chef de cozinha que mora em Paisley, na Escócia, surpreendeu neste mês ao levar para casa o prêmio máximo em uma grande competição de pizzas. Cozinheiros representando mais de 50 países se reuniram em Palermo, na Sicília, para participar do Expocook 2023 Pizza World Championships, como mostra o Yahoo!News.

Gianluca Nettuno, de 36 anos, foi a grande revelação do evento: ele obteve a maior pontuação e levou o título de Campeão do Mundo de 2023 na competição, que ocorreu em 7 de março.

Os competidores foram incumbidos de fazer cinco tipos diferentes de pizza, desde a clássica redonda até os calzones. “Como eu estava representando a Escócia, queria fornecer ingredientes escoceses nas pizzas”, disse Nettuno ao Glasgow Times.

“Então, uma das pizzas tinha salmão escocês e na outra usei cordeiro. O calzone era recheado com carne bovina. E, para a pizza margherita, usei muçarela escocesa”, afirmou.

Nettuno trabalhou em restaurantes ao redor do mundo, incluindo a casa do premiadíssimo chef Mauro Colagreco, detentor de estrelas Michelin.

Novas técnicas e coberturas

Quando se trata de pizza, o cozinheiro acredita em misturar as coisas, privilegiando novas técnicas e coberturas em detrimento da tradição. “Quando me mudei para a Escócia, descobri um novo país e me apaixonei.”

Anteriormente, o chef já havia participado da mesma competição de pizzas, mas com um grupo de amigos. Desta vez, decidiu ir sozinho. “Este ano fui fazer minhas próprias coisas para poder expressar minha filosofia culinária. Acho que tive sorte de vencer. Estou muito, muito feliz.”

Nettuno acredita que, às vezes, dá para ser mais contemporâneo, mesmo quando se trabalha com um produto tão tradicional, como é o caso da pizza. “Talvez ninguém esperasse carne bovina, cordeiro ou salmão na pizza, mas eu fiz isso porque meu histórico é trabalhar num restaurante com estrela Michelin. Então, tentei misturar e combinar novas técnicas no mundo mais descontraído da pizza.”

O chef usou um estilo de massa que descreveu como “novo contemporâneo”, uma forma “complexa” de fazer a base que envolve a fermentação da massa por 24 horas. Mas a receita, segundo ele, “permanece em segredo.”

Atualmente, Nettuno trabalha como chef em um restaurante familiar, o Luna Rossa, na Canal Street. Com o prêmio, ele espera lançar uma iniciativa de caridade para ajudar as crianças a aprender a fazer suas próprias pizzas. “Uma coisa que quero fazer com a bênção que recebi é fazer uma instituição de caridade com crianças, tentar fazer um evento e ajudar as crianças com a pizza”.