Por Beatriz Marques

Para quem vive na frente do computador, como eu, é muito cômodo aproveitar os serviços disponíveis pela internet: achar o melhor caminho para chegar a um endereço, comprar um livro que acabou de ser lançado, checar a previsão do tempo para o final de semana, entre outras infinidades de atividades que circulam pela rede. E para os habitués de restaurantes, agora não é mais necessário usar o telefone para reservar uma mesa para jantar. Já estão no ar o Smart Table (www.smarttable.com.br) e o Zuppa (www.zuppa.com.br), sites que fazem reservas on-line em restaurantes.

O primeiro só atua na capital paulista e dá opção de busca por região e tipo de estabelecimento ou por data e período (café da manhã, almoço, jantar). Depois de selecionado, você refina sua busca por preço. Cada restaurante conta com uma breve descrição, para ajudar o internauta com sua escolha. Ao fazer sua reserva, você recebe uma confirmação por e-mail. Caso compareça ao restaurante reservado, você acumula pontos que podem ser trocados por descontos em outros restaurantes participantes.

O mesmo programa de fidelidade encontra-se no Zuppa, site com restaurantes de 11 localidades (São Paulo, Maceió, Porto Alegre, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Fernando de Noronha, Campos do Jordão, litoral paulista, Recife-Olinda, litoral e interior de Pernambuco). A procura pela casa desejada é quase nos mesmos moldes do Smart Table, porém há a possibilidade de reservar com horário determinado (21h ou 21h15, por exemplo).

Mas será que realmente esses serviços funcionam? Sempre há um receio de chegar ao restaurante e sua reserva não estar lá. Por isso resolvemos testar o Zuppa na última semana. Depois do cadastro efetuado, fizemos na quarta-feira (13/7) uma reserva no restaurante Ruella, em São Paulo, para duas pessoas, no horário das 20h45 da sexta-feira (15/7). Como é comum nos nossos dias corridos, simulei um cancelamento da reserva na própria sexta, às 20h, e logo uma notificação foi enviada para meu e-mail.

Outra situação corriqueira é reservar um restaurante em cima da hora. Então às 18h30 do sábado (16/7) entrei no Zuppa e fiz outra reserva no mesmo restaurante, para cinco pessoas, às 20h45 (o último horário disponível para a data). Por um instante duvidei que funcionaria, já que é o dia mais concorrido nesta charmosa casa, no bairro do Itaim Bibi. Cerca de dez minutos antes de vencer minha reserva (a tolerância é de 15 minutos de atraso), cheguei ao Ruella e comuniquei à hostess: “Olá, tenho uma reserva para cinco pessoas”. E ela, com cara de preocupação: “Cinco pessoas?”. Eu, com certo desânimo, complementei: “Eu fiz pelo Zuppa”. E o alívio veio: “Ah, claro! Você pode me acompanhar até a mesa redonda?”. Parece que a novidade do serviço não é só para o cliente, como também para o restaurante. Mas, que pelo jeito, veio para ficar.