A região de Napa Valley, na Califórnia, Estados Unidos, não costuma se reprimir no quesito luxo. E isso inclui, claro, a alimentação. Para celebrar o Valentine’s Day, o Dia dos Namorados de lá, em 14 de fevereiro, vários restaurantes e resorts criaram menus especiais.

Porém, segundo o site Tasting Table, um dos mais novos resorts da região, o Stanly Ranch, se complicou com a escolha do cardápio para comemorar a data neste ano. O Bear, principal restaurante do Stanly Ranch, está oferecendo um luxuoso menu especial de Dia dos Namorados, com quatro pratos, a 125 dólares (cerca de R$ 650). Mas, em 30 de janeiro, a casa foi processada por conta de um dos itens do menu, o foie gras, fígado gordo de pato ou ganso, uma iguaria gastronômica proibida no estado da Califórnia.

O menu do dia dos namorados do Bear, segundo o site de reservas Resy, inclui aperitivos para compartilhar à mesa, com itens como caviar e abóbora. Um desses petiscos, porém, leva mousse de foie gras – e isso, de acordo com a Liga de Proteção e Resgate Animal californiana, coloca o Auberge Resorts (controlador do grupo) em conflito com a lei da Califórnia que proíbe a venda de foie gras.

Porém, o cardápio postado no site do Bear difere ligeiramente do menu da casa no Resy, apresentando o prato como “mousse de fígado de codorna”, o que pode indicar que as comidinhas foram modificadas após o processo ser instaurado.

Embora seja uma iguaria gastronômica, o foie gras sempre causa polêmica, por conta do seu processo de produção, considerado cruel, pois inclui a alimentação forçada de patos ou ganso para que seus fígados cresçam rapidamente.

Segundo o Tasting Table, um advogado da Liga de Proteção e Resgate Animal reconheceu que o resort de Napa pode ter concordado em parar de usar “foie gras de pássaros alimentados à força.”