Um restaurante do Distrito Federal criou uma receita inspirada na chapa pré-candidata à Presidência da República formada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB). O prato foi elaborado pelo chef Guilherme Cestac, responsável pela gastronomia do Doc Vinhos Gastrô, na Asa Norte de Brasília. Trata-se de uma entrada que combina lula empanada, chuchu e vinagrete de polvo. Enquanto o primeiro molusco é uma homenagem explícita ao pré-candidato petista, a escolha do chuchu faz referência a Alckmin, que recebeu o apelido de “picolé de chuchu” de adversários políticos.

A versão final do prato, cuja receita é segredo, consta como sugestão do chef no menu do restaurante desde a última terça-feira (28). Segundo Tony Cunha, um dos proprietários do estabelecimento, outros candidatos à eleição de 2022 também serão homenageados no cardápio.

Em maio deste ano, após o lançamento da chapa encabeçada por Lula, o ex-tucano paulista chegou a afirmar que “lula é um prato que cai bem com chuchu”, e que virará “um hit da culinária”. Na ocasião, o petista aproveitou a piada e compartilhou nas redes sociais uma receita de risoto que leva os dois ingredientes. “Risoto de Lula com Chuchu, dica pro almoço de domingo! Quem anima testar?”, publicou.

(*) Da redação da Menu