O prestigiado Guia Michelin, que classifica os melhores restaurantes do mundo com, no máximo, três estrelas, está lançando a nova edição 2023. Uma das surpresas da lista é o Ta Vie, de Hong Kong, que foi promovido de duas para três estrelas na 15ª edição do guia – especificamente o que engloba as regiões de Hong Kong e Macau – , segundo informações do site Tasting Table.

De acordo com a avaliação do Michelin, “o mantra do chef Hideaki Sato – ‘puro, simples e sazonal’ – brilha em sua culinária. Sua paixão pela culinária e sua abordagem experimental em combinações e preparo de alimentos são evidenciadas por suas criações originais e extraordinárias, como o ‘Akamutsu’ grelhado no carvão com biscoitos de arroz e molho de algas marinhas Aonori, feito com ingredientes de primeira qualidade, principalmente de seu Japão natal.”

Levar as três estrelas do Michelin não é tarefa fácil. Para obter esse status, os críticos anônimos da publicação acreditam que comer no restaurante vale “uma viagem especial” e o Ta Vie tornou-se o décimo agraciado com a pontuação máxima no guia, juntando-se a seis outros estabelecimentos em Hong Kong e três em Macau.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por ta vie (@ta_vie_hk)

O Ta Vie não foi o único a festejar a edição de 2023 do Michelin. A organização também promoveu outro restaurante, o Hong Kong’s Run, de uma para duas estrelas.

Outros quatro restaurantes asiáticos – três em Hong Kong e um em Macau – foram promovidos a uma estrela. Além das casas que subiram no ranking, nove novos restaurantes estrearam no guia na edição deste ano, elevando o número total de restaurantes estrelados do guia para 95.

Dois estabelecimentos de Hong Kong, o Bo Innovation e o Li Ching Heen, receberam duas estrelas, enquanto outros sete restaurantes de Hong Kong estrearam na lista com uma estrela.