O chef milanês Diego Rossi comanda o Trippa, uma tratoria em Milão que se especializou em servir não apenas pratos clássicos da cozinha italiana, como o vitello tonnato, mas também outras partes que normalmente não entrariam no cardápio, como tripas, orelhas e até mesmo vagina de vaca.

Parece estranho à primeira vista mas, na realidade, o chef está apenas revisitando o passado, a chamada “cucina povera” (“cozinha de pobre”), quando as famílias italianas tinham pouco acesso a animais de corte e, tendo em mãos um porco, por exemplo, precisavam aproveitar absolutamente tudo do animal para colocar à mesa, até mesmo a pele e vísceras.

A tratoria, que soma mais de 52,7 mil seguidores apenas no Instagram, exibe as fotos dos pratos do chef milanês, que também usa muitos vegetais, principalmente verduras.

Como aponta o site do 50 Best, que lista os melhores restaurantes do mundo, Diego Rossi não tem medo de miudezas, mantendo sempre no cardápio a tripa que dá nome ao restaurante, ao lado do tutano grelhado.

O restante do menu é uma homenagem à cozinha regional da Lombardia, preparada com o toque do chef. Os pratos mudam com as estações, mas podem incluir bacalhau assado com tomates datterini amarelos, pêssegos, manjericão e abobrinhas amarelas, tortelli recheado com ricota e cerejas com manteiga, sálvia e parmesão e uma sobremesa de bolo de chocolate com chantilly.

Confira algumas das criações do chef:

Massa com javali

Tripas ensopadas com nduja, linguiça pastosa picante

Tripa frita e crocante

Um prato só de verduras

Tutano no osso