17/09/2025 - 15:39
Com sede em Washington, nos Estados Unidos, o restaurante Hush Harbor se tornou o primeiro estabelecimento “livre de celulares” na capital norte-americana. Segundo o jornal “Washington Post”, apesar de bares e outros locais já terem sugerido evitar o uso de aparelhos eletrônicos, a casa é pioneira em colocar a medida como regra.
Ao adentrar o estabelecimento, clientes são orientados deixar os dispositivos dentro de bolsas com trava magnética. Para recuperar o acesso aos aparelhos, basta destravar a sacola com um imã ao sair do restaurante.
+ 3ª edição do Aurora Fest chega a São Paulo em setembro
+ The World’s 50 Best indica restaurantes que devem bombar em 2026
Por trás da ideia está Rahman “Rock” Harper, vencedor do reality de culinária “Hell’s Kitchen” e um dos chefs escolhido por Gordon Ramsay para abrir um empreendimento próprio. Harper já contou ao público que mantém seu celular no porão durante as horas de trabalho e prefere estar desconectado e focado nos pratos.
“Eu conheço a magia de estar presente com as pessoas. Eu amo gente, foi isso que me fez gostar do ramo de restaurantes e de entretenimento: estar ali, conversando e convivendo de perto. Quero isso para mim e também quero que os outros tenham a mesma experiência”, contou o cozinheiro em entrevista ao “Washington Post”.
Antes de abrir o Hush Harbor, Rock já tinha feito parte de eventos livres de aparelhos eletrônicos ao longo da refeição. Embora a ação acabe proibindo os registros da noite, o dono garante que as memórias ainda podem ser eternizadas pelas câmeras instantâneas Polaroid, que imprimem fotos na hora, disponibilizadas pela casa.
