Comidas típicas de um país ou região são sempre uma boa pedida quando a intenção é sentir o gostinho daquele lugar que um dia visitou, ou que ainda planeja conhecer. Mas, um restaurante diferenciado pode surpreender para além do esperado quando o cardápio oferece pratos que são o resultado de uma mistura de culturas distintas. 

Quem conhece a cozinha mexicana Los Frick imagina estar descobrindo que não sabia nada sobre a culinária do país latino. O cardápio apresenta nomes típicos da terra de Frida kahlo, mas o sabor… Suas entradas, como salsa, chilli e cheese nachos, e pratos principais, como quesadilla, tacos e burritos, muito provavelmente não são encontradas em outros restaurantes mexicanos, de tão diferentes que são suas receitas e formas de preparo. 

Vitor Frick, sócio proprietário do empreendimento familiar que há mais de 20 anos faz sucesso na Barra da Tijuca, área nobre na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, explica o toque a mais do restaurante. 

À primeira vista, a culinária mexicana parece ter recebido dos chefs do restaurante influência de outra gastronomia. Mas, o caminho para chegar às receitas fez justamente o caminho inverso.

“Nossa cozinha é californiana com influência mexicana e todos nossos pratos saem sem pimenta. Adaptamos tudo para que seja uma comida leve, com tortillas importadas, e ingredientes frescos”, explica o sócio, lembrando que os pratos combinam com todas as estações e que por isso vão bem o ano todo. 

“Temos pratos infantis, as crianças adoram nossas quesadillas (pizzas fechadas) e nosso cheese nachos (cheddar com tortillas)”, destaca ele.

A mistura deu tão certo que, em mais de duas décadas de funcionamento, o cardápio apresenta os mesmos pratos e as receitas também não sofreram grandes alterações.

Da Califórnia para o Rio de Janeiro

A ideia de presentear a capital fluminense com uma opção gastronômica diferenciada surgiu de uma amizade fortalecida pelo esporte, ainda nos anos de 1990. Vitor Frick contou com o conhecimento no ramo de alimentos que já fazia parte da vida de Antônio Cunha, com quem chegou a formar dupla de futevôlei, e que já viajava para a Califórnia, nos EUA, atraído pelo surfe.

A gastronomia típica do estado americano, fortemente inspirada no México, encantou o surfista, que acabou convencendo o amigo a firmar sociedade.

“Nessas viagens para a Califórnia, Antônio começou a ver que lá já era um sucesso por conta de ter muitos restaurantes. São mexicanos por conta da fronteira com o México, mas o know-how veio todo da Califórnia, por conta das muitas viagens que ele fez para lá”, revela Vitor, que aceitou o desafio em 1994.

Já no cardápio de bebidas, os clientes encontram opções mais convencionais do México, como tequila e mojitos, além de frozen nevada.

Delícia de visual

A comida atrai pela descoberta de novos paladares, e o ambiente cativa pelo visual. Instalado de frente para uma lagoa, o almoço ou jantar proporciona uma experiência de dar água na boca e de encher os olhos. O restaurante, instalado no térreo lagoa do Shopping Barra Point, se divide em três ambientes, com direito à varanda para contemplar a natureza.

A casa dispõe de estrutura para confraternizações corporativos, aniversários, chás, batizados, mini weddings, e possui espaço exclusivo para eventos.

O sócio proprietário revela, ainda, que o restaurante realiza uma média de 500 aniversários por ano, podendo receber até três grupos ao mesmo tempo, sem a necessidade de suspender o atendimento para o giro de clientes.

Instagram will load in the frontend.