Comida de graça é sempre um atrativo, seja lá onde for. Um restaurante norte-americano tentou levar adiante essa ideia, mas de um jeito bastante discutível. O estabelecimento, chamado Heart Attack Grill (“Ataque Cardíaco Grill”), em Las Vegas, anunciou acesso gratuito ao bufê, exclusivamente para pessoas com peso igual ou acima de 158 quilos (350 libras).

Só que a jogada de marketing saiu pela culatra, pois vários internautas começaram a postar duras críticas à casa (que tem tema de hospital) quando começaram a pipocar vídeos com os clientes se pesando, na frente do restaurante, para saber se estava “qualificado” para a promoção ou não. Os vídeos viralizaram no TikTok e chamaram a atenção dos usuários da mídia social, que detonaram o local.

Ao longo dos anos, segundo o site NDTV Food, o Heart Attack Grill vem se tornando popular por causa da decoração inspirada em hospitais. O cardápio da casa oferece basicamente fast-food – em particular versões com muitas calorias e gordura – e se refere aos clientes como “pacientes”. Garçonetes vestidas como médicas e enfermeiras também chamam a atenção para a proposta de mau gosto do restaurante.

@allaboutvegas #vegastiktok #fyp #foryou #vegaslocal #heartattackgrill #lasvegas #downtownlasvegas #fremontstreetexperience #lasvegastiktok ♬ Tubarão Te Amo – DJ LK da Escócia & Tchakabum & Mc Ryan SP

E não para por aí: antes de fazer o pedido, o cliente ainda precisa vestir uma camisola de hospital e uma pulseira, como se realmente estivesse internado.

Os nomes dos pratos não ajudam a melhorar a imagem da casa: um dos hambúrgueres se chama “bypass quádruplo”, em alusão a cirurgia, composto por quatro discos de carne, diversas fatias de queijo e bacon, tudo enfiado no meio do pão. As batatas são fritas em banha.

Dentro desse contexto, criticável por si só, a recente promoção de comida grátis para clientes com peso igual ou superior a 158 kg pegou muito mal. Público e internautas criticaram a casa por encorajar comportamentos pouco saudáveis e estigmatizar ainda mais a obesidade.

No Twitter, um usuário comentou: “Tenho mais medo do Heart Attack Grill do que de ir pra cadeia.” Outra pessoa também criticou a proposta da casa. “A própria existência do Heart Attack Grill é doentia e perturbadora.”