Noticias

Restaurante pede para funcionários devolverem 10% do salário por causa da pandemia

Foto: Divulgação

A rede britânica Tomahawk Steakhouse fez um pedido nada agradável a seus funcionários: para sobreviver à crise econômica causada pela pandemia de coronavírus, os donos da churrascaria pediram para que seus funcionários devolvessem 10% de seus salários.

+Restaurantes ingleses só poderão reabrir as portas em 12 de abril
+Pandemia fez Gordon Ramsay ter prejuízo de R$ 461 milhões
+Coco Bambu demite 147 funcionários e ameaça deixar o Ceará

Com 12 unidades na Inglaterra, a Tomahawk batizou a ideia de “empréstimo voluntário”, de acordo com reportagem do jornal “The Guardian”. A rede pede ainda para que os trabalhadores paguem o valor integral de seus planos de saúde e de aposentadoria.

“A companhia está com um problema de fluxo de caixa e pede sua ajuda”, escreveu a rede para seus cerca de 500 funcionários em uma carta. “Precisamos reabrir ao fim da quarentena”, acrescentou. Atualmente os restaurantes do Reino Unido estão fechados por causa da quarentena e só devem voltar a receber clientes no próximo dia 12 de abril.

Na mesma mensagem, os proprietários da empresa ressaltaram que apoiaram os funcionários durante toda a crise causada pelo coronavírus, sem demitir colaboradores, e “agora, respeitosamente, pede a ajuda de seus empregados nesses tempos tão difíceis”.

A Tomahawk Steakhouse prometeu que não fará novos cortes de salário e que irá ressarcir os “empréstimos” feitos pelos funcionários assim que a quarentena for suspensa e o faturamento da companhia voltar a níveis razoáveis.

De acordo com o sindicato GMB, que representa mais de 620 mil trabalhadores britânicos, os “empréstimos voluntários” não são ilegais, pois exploram uma brecha nas normas trabalhistas, mas são um “abuso ultrajante” de poder.

Howard Eggleston, fundador da rede de churrascarias, por sua vez, se defendeu e disse que “100% dos funcionários se prontificaram a ajudar a empresa”. “É um acordo voluntário e garantimos que iremos ressarcir nossos empregados assim que possível”, afirmou.

(*) Da redação da Menu

Saiba mais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Por causa de dívida, mulher joga gasolina e ateia fogo em idoso
+ Como limpar capinha de celular transparente de 5 maneiras
+ Cientistas descobrem as causas da progressão do Alzheimer no cérebro
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio