O poutine, um dos pratos mais adorados pelos canadenses, teve que ser rebatizado pelos restaurantes do país por causa dos ataques da Rússia à Ucrânia . O motivo: o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Em francês, um dos idiomas falados no Canadá (o outro é o inglês), Putin é traduzido como Poutine, mesmo nome da receita.

+McDonald’s suspende operações na Rússia e fecha 850 lojas temporariamente
+Bar da Dona Onça cancela protesto contra Rússia e mantém estrogonofe no cardápio
+Cervejaria ucraniana interrompe produção de geladas para fazer coquetéis molotov

A confusão fez até o Le Roy Jucep, restaurante inaugurado em 1964 por Jean-Paul Roy, o inventor da receita, a mudar o nome do prato. Na página do restaurante no Facebook, o local agora se apresenta como o inventor das “fritas com queijo e molho”,

Criado por Roy no fim da década de 1950 na cidade de Quebec, o poutine consiste em uma porção de batatas fritas coberta com queijo e molho de carne. Desde então, a receita foi adaptada inúmeras vezes – hoje, é possível encontrar poutines com bacon, presunto cru e até foie gras.

Os problemas também chegaram à França, onde o prato também se popularizou. As duas unidades do restaurante La Maison de la Poutine, por exemplo, foram alvos de ofensas e ameaças.

Em entrevista ao jornal Le Parisien, Guillaume Natas, cofundador da marca, disse que seus funcionários vêm recebendo ligações agressivas. “As pessoas dizem que é uma vergonha trabalhar para o Estado russo, ter subsídios do Sr. Putin”, disse Natas.

(*) Da redação da Menu