Faz tempo que as gaivotas se tornaram um problema para os moradores e turistas de Veneza, na Itália. Ao longo dos anos, os pássaros se acostumaram a receber alimentos de humanos e agora ficam agressivos quando não encontram comida suficiente, chegando até a atacar as pessoas.

+Crise faz tailandeses trocarem carne de porco por carne de crocodilo
+Veganos se irritam com piada e chamam açougueiro de psicopata
+Restaurante de Londres choca ao servir receita com cabeça de pato

A situação é ainda mais incômoda em restaurantes com áreas ao ar livre, pois as gaivotas ficam vigiando esses espaços à espera de uma oportunidade para comer. Os donos dos estabelecimento, porém, estão apostando em uma solução curiosa para o “problema alado”: pistolas de água com cores chamativas, deixadas sobre as mesas para os clientes se defenderem dos animais.

“Decidimos agir depois que uma gaivota mergulhou e arrancou um croissant da mão de um cliente”, disse Enrico Mazzocco, gerente do hotel Monaco & Grand Canal, ao jornal britânico The Times. “Em outra ocasião, uma gaivota roubou um bife inteiro, assim que o garçom levantou a tampa do prato”, acrescentou.

Infelizmente, há poucas opções para lidar com os ataques, pois as gaivotas são uma espécie protegida. “Por mais irritantes e desconfortáveis que sejam, as gaivotas, não podem simplesmente ser eliminadas, como os camundongos”, explicou Francesco Boemo, especialista em higiene e meio ambiente, durante um seminário com representantes de hotéis e restaurantes.

A inusitada tática, no entanto, não é uma novidade. De acordo com o site Food and Wine, pistolas de água foram usadas em 2013 contra gaivotas no Dairy Maid Cafe, em Devon, na Inglaterra.

(*) Da redação da Menu