Começa na quinta-feira, 18 de setembro, a edição de 2025 do S. Pellegrino Sapori Ticino, festival gastronômico que acontece no eixo Itália-Suíça até 16 de novembro. Pela primeira vez, o Brasil é homenageado no evento, com Lugano, na Suíça, e outras cidades do Cantão Ticino recebendo seis premiados chefs brasileiros para uma série de jantares e experiências.

Entre os nomes confirmados estão Alberto Landgraf (Oteque, Rio de Janeiro), Ivan Ralston (Tuju, São Paulo), Luiz Filipe Souza (Evvai, São Paulo), Rafa Costa e Silva (Lasai, Rio de Janeiro), Manu Buffara (Manu, Curitiba) e Felipe Schaedler (Banzeiro, Manaus e São Paulo). Os convidados cozinham ao lado de anfitriões da gastronomia suíça como Frank Oerthle (Arte al Lago), Dario Ranza (Principe Leopoldo) e Ivo Adam (The Chedi).

Programação do festival

A abertura acontece com Landgraf no restaurante Meta, em um jantar na quinta-feira. O início oficial do evento será em 22 de setembro, no Grand Hotel Villa Castagnola, em Lugano, reunindo Oerthle e Ralston.

A programação completa inclui jantares com jovens talentos suíços, noites dedicadas a chefs mulheres, colaborações entre Suíça e Itália, eventos beneficentes e experiências de hospitalidade em hotéis cinco estrelas.

Homenagem ao Brasil

Essa é a primeira vez que o país é homenageado no festival de renome mundial. O evento se descreve como “uma jornada ao novo centro da gastronomia sul-americana por meio das diferentes almas do Brasil”. Leia a nota na íntegra:

“Descobrir a culinária brasileira significa retratar as etapas de sua história. O país absorveu uma variedade de diferentes influências e sua gastronomia nasceu da integração das culturas europeia, indígena e africana, e então com as ondas migratórias do início do século XX com Itália e Japão. Anos mais recentes têm mostrado a insurgência de uma incrível geração de novas culinárias baseadas no desenvolvimento de materiais nacionais, produtos nativos considerados como alguns dos preciosos tesouros da terra, com forte foco em sustentabilidade. Uma rica prova de tudo isso será possível graças aos chefs que vão chegar com sua energia contagiosa, calor e criatividade.”

Datas da edição

Conforme o programa oficial publicado no site até o momento, os primeiros eventos com chefs brasileiros acontecerão em:

  • 18 de setembroDîner au Château: jantar no Tenuta Castello di Morcote com os chefs Daniel Ortiz and Giovanni Bortolozz;
  • 22 de setembroAbertura Oficial do festival no Splendide Royal hotel: Marco Veneruso recebe três chefs do Swiss Deluxe Hotels: Mike Wehrle e Damián Carini, do Bürgenstock Resort Lake Lucerne Obbürgen; e Michele Fortunato, do Four Seasons Hotel Des Bergues, Geneva.

Os jantares se estendem até novembro, com eventos em Locarno, Ascona, Mendrisio, Morcote, Bellinzona, Zurique e outras localidades.

Site: S.Pellegrino Sapori Ticino