O caldo verde é uma sopa tradicional da culinária portuguesa, conhecida por sua simplicidade e sabor simplesmente reconfortante. Originário da região do Minho, no norte de Portugal, o caldo verde tornou-se um prato popular em todo o país e que ultrapassa fronteiras.

O nome “caldo verde” faz referência à cor verde-escura que a sopa adquire após a adição de couve-galega (ou couve-manteiga), um dos ingredientes principais. O caldo é preparado a partir de uma base de batatas cozidas e, em seguida, é enriquecido com a couve cortada em tiras finas, que confere ao prato sua aparência característica. Geralmente, é servido com uma fatia de chouriço (um tipo de linguiça defumada) e acompanhado de pão de milho ou broa.

Além da couve e das batatas, o caldo verde também leva cebola, alho, azeite de oliva e sal. Alguns cozinheiros adicionam ainda caldo de carne para intensificar o sabor, mas essa variação é opcional.

A simplicidade dos ingredientes e o processo de preparo tornam o caldo verde uma opção acessível e rápida para uma refeição reconfortante em dias frios.

Confira abaixo uma receita do tradicional caldo verde:

Ingredientes:

4 batatas médias
1 cebola média
2 dentes de alho
1 colher de sopa de azeite de oliva
4 xícaras de água
1 couve-galega (ou couve-manteiga)
Sal a gosto
Fatias de chouriço para guarnição (opcional)

Modo de preparo:

Descasque as batatas e corte-as em cubos médios. Pique a cebola e o alho finamente.

Em uma panela grande, aqueça o azeite em fogo médio. Adicione a cebola e o alho e refogue até ficarem macios e levemente dourados.

Acrescente as batatas à panela e refogue por mais alguns minutos.

Adicione a água e tempere com sal. Deixe cozinhar em fogo médio até as batatas ficarem macias e desmancharem facilmente.

Enquanto isso, lave bem a couve-galega e retire os talos mais grossos. Empilhe as folhas e enrole-as como um charuto. Corte em tiras finas (chiffonade).

Quando as batatas estiverem cozidas, use um mixer de mão ou um liquidificador para obter uma consistência cremosa.

Volte a panela ao fogo e adicione a couve-galega fatiada. Cozinhe por mais 5 minutos, até que a couve fique macia.

Prove e ajuste o tempero, se necessário.

Sirva o caldo verde bem quente, acompanhado de fatias de chouriço grelhado e pão de milho.

Aproveite essa deliciosa e reconfortante sopa portuguesa!