12/04/2024 - 9:10
Conhecido como “poeta dos azeites” na Itália, Nicolangelo Marsicani esteve durante 20 dias na fazenda do Azeite Sabiá (@azeitesabia), no Rio Grande do Sul, aplicando sua metodologia na safra 2024, que acaba de ser lançada. Marsicani é, hoje, um dos mais respeitados profissionais da olivicultura, tendo desenvolvido, ao longo de três décadas, uma metodologia própria que permite extrair o melhor de cada azeitona, carinhosamente apelidada de “desenhar o azeite”. Trata-se de, através da degustação, ajustar o equipamento às condições de cada tipo de azeitona, até atingir o ponto ideal de equilíbrio entre as três características fundamentais de um extravirgem: aroma, amargor e picância.
“Azeitona saudável e equipamento de extração limpo, é fundamental para um bom azeite extravirgem, mas para quem quer produzir um azeite excepcional, isso não basta. Nós queremos mais do que um bom azeite, queremos um azeite ‘belo’, que desperte paixão, que crie desejo de consumir”, explica o italiano, que também acumula o tricampeonato no concurso Gambero Rosso, da Itália, como Frantoio do Ano (fábrica de azeites), e é responsável pela extração de grande parte dos azeites mais premiados do país.
Em outubro de 2023, o engenheiro agrônomo e mestre de lagar do Azeite Sabiá, Emanuel De Costa, já havia acompanhado a extração, com Marsicani na Itália e, este ano Marsicani veio com seu assistente Michele Saniscalchi, também produtor italiano, acompanhar a colheita e extração na fazenda do azeite Sabiá do Rio Grande do Sul.
A dupla voltou para a Itália bastante impressionada com o futuro do Brasil na olivicultura. “Na fazenda do azeite Sabiá existe uma capacidade empreendedora muito forte, acompanhada de uma direção técnica impecável. Com estas duas condições, pode-se desenhar um futuro brilhante”, admira Marsicani.
Michele Saniscalchi completa exaltando a importância dos bons equipamentos e de frutos saudáveis, “isso já é metade do caminho. Se houver alguma diferença entre os azeites brasileiros e italianos é pelas variedades das azeitonas”. A Itália possui mais de 1200 tipos de azeitonas e extrai azeites a cerca de um século. “Uma variedade bem interpretada no Brasil e na Itália, se a mão que a domina é a mesma, deverá ter o mesmo resultado. O azeite brasileiro não tem nada a invejar dos azeites italianos, nem dos melhores italianos”, finaliza Michele.
Conheça a safra 2024
As variedades Arbequina e Arbosana, de origem espanhola, arrematam pratos mais leves, como saladas, legumes e peixes. Já a Koroneiki, da Grécia, e a Coratina, da Itália, acompanham bem pratos mais temperados, como carnes vermelhas, queijos curados e verduras amargas, justamente por terem amargor e picância mais intensos. As quatro variedades de azeitonas figuram nos pomares das fazendas do Sabiá e dão origem a azeites monovarietais, ou seja, óleos extraídos de apenas um tipo de fruto. Além destes, há ainda o Blend de Terroir que, como o próprio nome revela, é feito a partir da mistura das azeitonas das duas propriedades. Todos eles são oferecidos em garrafas de 250 ml e de 500ml, que partem de R$ 99, e podem ser adquiridos no site www.azeitesabia.com.br ou em empórios e mercados.
Premiado ao redor do mundo
Criação da jornalista Bia Pereira e do empresário Bob Costa, o Azeite Sabiá, com apenas quatro safras comercializadas, já acumula 97 prêmios internacionais – pelo segundo ano consecutivo, está entre os 10 Melhores Azeites do Mundo no prêmio espanhol EVOOLEUM Awards, um dos mais respeitados concursos da olivicultura, além de ter sido eleito o melhor do planeta na categoria blend. Em setembro de 2023, a marca foi anunciada como Empresa do Ano no concurso italiano Lodo, o mais antigo e tradicional do setor. A brasileira concorreu com duas das mais tradicionais companhias italianas, reconhecidas pela excelência – Marfuga, fundada em 1817, e Frantoi Cutrera, que produz desde 1906 – e colocou o Brasil no mais alto patamar de qualidade na produção global de azeite extravigem.
Serviço – Azeite Sabiá
Site: https://www.azeitesabia.com.br
Instagram: @azeitesabia
Pontos de venda: https://www.azeitesabia.com.br/onde-encontrar