Depois do sucesso de edições anteriores, está de volta em novembro uma grande campanha europeia de promoção da maçã francesa a ser realizada no Brasil, sob a iniciativa da Interfel – Interprofissão de Frutas e Legumes Frescos, organismo nacional francês, e da União Europeia. Intitulada “A Europa nunca é verde demais. Maçãs da França, boas para a terra, boas para você”, visa impulsionar o consumo da fruta e aumentar a notoriedade e atratividade das maçãs francesas junto ao consumidor e ao mercado, destacando o savoir-faire francês e a versatilidade dessa fruta, sua qualidade e sabor requintado, através da educação sobre os tipos e qualidade das maçãs, bem como sobre as práticas de cultivo responsável deste país europeu.

 A iniciativa engloba ações com trade e consumidor final, com degustações nos principais pontos de venda de São Paulo, trazendo uma ótima oportunidade de incentivo ao consumo, já que as maçãs francesas acenam com forte potencial para o mercado local: são desde variedades já adaptadas ao paladar dos brasileiros, como outras que trazem novidades em termos de sabor e textura. Uma das ativações mais esperadas são as charmosas bicicletas estacionadas em pontos estratégicos da cidade, onde consumidores e passantes poderão provar e dar aquela mordida tentadora.

 O Brasil é um país que mantém uma boa relação comercial com a União Europeia e com a França no mercado de maçãs, com mais de 833 toneladas importadas em 2022. Graças a isso, o país oferece aos consumidores uma ampla e variada seleção deste produto. A colaboração bilateral entre esses países permitiu que, em 2022/23, as importações de maçãs francesas chegassem a € 920 mil, de acordo com dados do Alfândega francesa.

Os diferentes tipos de microclimas e terroirs franceses permitem uma produção abundante, qualitativa e diversificada. São muitas variedades, entre as quais destacam-se: Gala, Granny Smith, Golden, Rouge, bio Juliet,  entre outras, todas com aparências, sabores e texturas que atestam a diversidade dos solos franceses. Algumas dessas variedades já estão presentes no mercado brasileiro como a Gala, a Fuji ou a Golden, mas ainda existem muitas a descobrir.