Desde o início da primavera temos enfrentado uma forte onda de calor, do norte ao sul de nosso país, com temperaturas muito elevadas e chuvas torrenciais que segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) em alguns municípios, o volume já ultrapassou de 400 milímetros.

Segundo a previsão do tempo, até a primeira semana de dezembro, as regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul vão sofrer com as chuvas intensas, bem acima do normal, inclusive afetando a produção agrícola de várias cadeias, principalmente no setor de hortifruti, onde a maioria dos alimentos produzidos são extremamente sensíveis a altas temperaturas e muita água.

O calor e chuva intensa das últimas semanas afeta desde o plantio até a chegada do alimento à mesa do consumidor, pois impacta na qualidade geral dos produtos, desde mudança no sabor, a alteração visual dos legumes, frutas e verduras.

Na Sanutrin, a preocupação com a temperatura de seus produtos vai desde o recebimento da matéria prima até a distribuição dos preparos, pois um alimento perecível em temperatura ambiente, acaba tendo uma alta proliferação de fungos e bactérias, por isso esta exposição deve ser minuciosamente controlada, ainda mais nestes dias de calor extremo.

“Um alimento perecível exposto à temperatura ambiente pode ficar no máximo 30 minutos de forma segura, sem riscos ao consumidor, ok? Numa área climatizada até 18º C o tempo sobe para 02 horas, e na Sanutrin, independente do período de calor, esse controle de temperatura é uma prática que já faz parte do nosso protocolo de qualidade”, conclui Andressa Dellamonica Mendonça, Nutricionista e Auditora da empresa.

No recebimento da matéria-prima perecível, realizamos a conferência de temperatura tanto do veículo de entrega, quanto dos produtos, e para garantir a segurança no armazenamento, não devemos esquecer do controle de temperatura dos equipamentos de refrigeração como geladeiras, freezers, e câmaras, bem como manter em dia a manutenção preventiva para assegurar que os equipamentos não falhem nesses períodos de muito calor.

Sobre nossos equipamentos, caso passem por algum imprevisto de temperatura, realocamos os produtos para outro até que a correção seja feita, ou pedimos um equipamento de emergência, para os alimentos não ficarem expostos à temperatura ambiente sem necessidade de correr risco.

Durante o preparo e a distribuição das refeições servidas na Sanutrin, também são realizados novos controles de temperatura dos alimentos e dos equipamentos de distribuição, como os balcões do buffet e as vitrines das cantinas.

Outra grande preocupação da empresa, além do controle que falamos a pouco, é trabalhar com produtos frescos e de qualidade, por isso elaboramos um cardápio sempre saudável e atrativo, considerando o número de clientes e alunos, e através dele planejamos nosso pedido, dessa maneira evitamos grandes quantidades de desperdício.

Por conta das altas temperaturas e para diminuir o desperdício de verduras, armazenamos os hortifrutis sob refrigeração para que a degradação seja um pouco retardada e o produto não perca o frescor.

Caso os equipamentos de refrigeração não comportem todos os hortifrutis recebidos, selecionamos àqueles que degradam com maior facilidade para deixar na geladeira, como o morango, a pêra, o tomate e as folhas das saladas, e os outros menos delicados deixamos fora de refrigeração, pois conseguem se manter por mais tempo.

Falando em desperdício, uma sugestão para as frutas e legumes que não estão previstos para uso nos próximos dias, é fazer a higienização, cortar e congelar antes que se inicie o processo de degradação, dessa forma prolonga a durabilidade deles em até 30 dias no freezer.

Com os legumes congelados, é possível fazer um molho, um caldo, uma sopa, ou refogá-lo e servir como guarnição, se for fruta basta congelar e depois transformar em suco, vitamina, ou até mesmo em um smoothie.

Acreditamos que seguindo nossos protocolos de conservação, e os processos de boas práticas de produção, além de um cardápio bem planejado, é possível passar com segurança por estes períodos de calor intenso, sem afetar a qualidade dos produtos e ainda evitar o desperdício.