O São João é uma das principais datas comemorativas do Brasil e, nesse período, as pessoas consomem as diversas e deliciosas comidas típicas nas tradicionais ‘Festas Juninas‘. Por conta disso, se torna importante entender os melhores momentos de comer e como ter equilíbrio para aproveitar os pratos da época.

+ Em web série de receitas juninas, Eleni Moreti ensina a fazer canjica, brigadeiro de milho e bolo de fubá

Segundo a nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição do UNINASSAU — Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Boa Viagem, Jussara Maria, é indicado comer com moderação e não exagerar nas quantidades ingeridas de açúcares. Dessa forma, deve-se priorizar os carboidratos bons e evitar alimentos com altos níveis de gordura.

“O milho verde é um ótimo alimento e com baixo teor de gordura, além de ser rico em vitaminas B1, A, Ferro, Cobre, Potássio e fibras, mas apenas ele sem a adição de sal e margarina”, afirma.

“A pipoca também pode ser consumida, pois é repleta de antioxidantes, fundamentais no combate dos radicais livres, e fibras, que ajudam a saciar a fome. Vale inserir na alimentação se preparada sem óleo”, completa.

A nutricionista indica também que alimentos derivados do milho, caso da canjica (curau), pamonha, mungunzá e bolos, são bastante desejados. Porém, em grande parte, possuem muito açúcar em seus preparos.

“Consuma alimentos de baixas calorias e faça uma refeição antes de ir a algum lugar a fim de não exagerar. Assim, será possível ter um maior controle. Lembre de selecionar primeiro as comidas salgadas e, depois, as doces. Além disso, defina seus pratos preferidos para não abusar de tudo um pouco”, conclui Jussara Maria.