Apesar de o ser humano conhecer as vantagens do frio para conservar alimentos e as delícias de bebidas geladas e até sorvetes há milênios, foi só recentemente que desenvolvemos a capacidade de levar o frio controladamente para dentro de casa – a geladeira moderna, por exemplo, foi inventada mais ou menos há cem anos.

+Confira 5 dicas para você cozinhar como um verdadeiro chef
+Fogão a gás ou de indução: qual o melhor para sua cozinha?
+Técnica para cozinhar arroz com refrigerante viraliza nas redes sociais

O congelamento, no entanto, pode servir para bem mais coisas. Por exemplo, se você congelar mexilhões, ostras e mariscos em geral, por exemplo, eles se abrem sozinho quando descongelam.

Em Nova York (EUA), quem está redescobrindo o congelamento é o chef Lucas Sin, especialmente as técnicas antigas do nordeste da China, região na qual sua famíla tem origem, informa o site da revista Seleções. Elas envolvem resfriar diversos ingredientes, entre eles tofu, peras-nash e batata-doce, para alterar suas texturas.

O tofu, por exemplo, fica mais esponjoso e com isso absorve melhor molhos e caldos em cozidos e refogados. Nas peras-nashi – que se parecem com uma maçã e também chamadas de peras-asiáticas –, o resultado é surprrendente: elas ficam mais doces e suculentas. A textura é de pera cozida, mas a fruta ainda está fresca. A batata-doce também tem seu sabor ampliado com o congelamento.

Em casa, uma coisa bastante fácil de fazer é congelar bebidas como sidra e similares, que têm uma boa quantidade de açúcar. Quando os líquidos são congelados, a água e o álcool vão se separando. Repita o processo algumas vezes e você obterá um destilado.

Essa espécie de licor pode ser usada para criar drinques ou ser bebida pura, como preferir. Uma receita interessante pode ser a de AppleJack, especialmente nos dias frios, ensinaram Kate Lowenstein, jornalista especializada em saúde e editora-chefe da revista Vice, e Daniel Gritzer, diretor culinário do site Serious Eats.

AppleJack Quente, por Kate Lowenstein e Daniel Gritzer

Ingredientes

– 3 cravos
– 1 rodela de limão
– 30 ml de mel
– Quanto baste de água fervente
– 60 ml de destilado de sidra
– 1 anis-estrelado
– Suco de limão fresco
– Quanto baste de água fervente,
1 caneca de água fervente

Preparo

1) Enfie os cravos na rodela de limão e reserve.
2) Pré-aqueça uma caneca enchendo-a com água fervente. Deixe por alguns instantes e descarte a água.
3) Ponha o mel e mais 150 ml de água fervente na caneca aquecida. Mexa até o mel dissolver.
4) Acrescente o destilado de sidra, a rodela de limão e o anis-estrelado.
5) Misture suco de limão fresco a gosto e sirva.

Rendimento: 1 drinque
Preparo: 10 minutos
Execução: fácil